Praias

30º Encontro Catarinense de Hoteleiros movimenta a capital catarinense de 09 a 11 de agosto

Evento reúne as principais lideranças do setor para tratar das tendências, novidades e qualificação dos profissionais e destinos turísticos


Inicia nesta quarta-feira(09) e segue até sexta, na capital catarinense, o tradicional Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho & Exprotel. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SC, o evento chega a sua 30ª edição, reunindo mais de 50 palestrantes em torno de discussões e debates que visam a qualificação, capacitação e atualização de toda cadeia produtiva do turismo.

Tendências surgem a todo momento e acompanhar estas mudanças é fundamental para o crescimento tanto empresarial quanto profissional. É por este motivo que o tema escolhido para o evento coloca em evidência as "Novidades e Tendências para o Mercado Hoteleiro". No primeiro dia, às 19h, ocorre a solenidade de abertura oficial do 30ª Encatho & Exprotel, reunindo os grandes nomes da hotelaria nacional, autoridades, jornalistas e empresários.

Abrindo a programação do segundo dia, o Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina reúne coordenadores e acadêmicos para abordar o tema: "Os desafios da qualificação profissional no cenário atual".  Os palestrantes abordarão os desafios encontrados durante a qualificação, de acordo com as características, e o tipo e modalidade de ensino das instituições presentes. Na sequência, também na sala Jurerê, os assuntos discutidos pelo Momento Senac/SC, envolvem as oportunidades de qualificação para atuação no mercado, e a importância dos indicadores de gestão para os meios de hospedagem.

Também na parte da manhã, ocupando a Sala Joaquina, quem abre o 8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, é o campeão olímpico Paulão do Vôlei. O evento será uma imersão total em assuntos como: tecnologias de comunicação na operação hoteleira, controle sustentável de pragas em meios de hospedagem, como transformar sua equipe em uma equipe campeã, entre outros. Ao todo, seis palestrantes e um case de sucesso irão tratar o dia a dia dos funcionários do setor hoteleiro, sempre abordando temas vivenciados em situações reais e permitindo a troca de experiências.

Ainda no primeiro dia, as 14h, três palestrantes abordam os impactos, procedimentos e a prática da "Terceirização na Operação Hoteleira", um tema em evidências após as recentes mudanças ocorridas no país com a aprovação do projeto que libera a terceirização do trabalho e também altera as regras para contratação neste método. Conhecer e entender os pontos positivos e negativos, e a influência direta para a operação hoteleira é fundamental. Na sequência, a palestra "Criatividade em vendas", com José Renato da Silva, do Senac/SC, que irá abordar novas formas de gerar vendas e como colocar elas em prática. O assunto vendas volta no último dia com a palestra "Vendas online com revenue management", ministrada por representantes das empresas e Hsystem e Hotel B2C. Colocar na frente do cliente o produto certo, na hora certa, com o preço certo. Esta é uma das principais características do revenue management, teoria que é tendência para o mercado hoteleiro neste ano e também é tema da palestra nesta edição do Encatho.

Encerrando as atividades do primeiro dia do evento, o painel que reúne as principais autoridades e lideranças do turismo tem o tema: "Os Potenciais Turísticos do Sul do País", que aborda assuntos como o papel do governo do Estado no projeto "O Sul é meu Destino", a qualidade do ambiente de negócio do turismo e a importância do destino turístico para o fortalecimento da hotelaria. O painel tem início às 18h, na Sala Jurerê. Vinicius Lummertz, Leonel Pavan, os presidentes das ABIHs do RS, SC e PR e Rogério Siqueira, são alguns dos nomes que participam do painel.

O terceiro dia do evento (11/08), dá continuidade as oportunidades de capacitação e qualificação oferecidas pelo Encatho. Abrindo a programação do último dia, as 9h na Sala Jurerê, está o painel: "Marketing Digital na Hotelaria" no qual cinco palestrantes discutem as tendências e as novidades que o marketing está proporcionando para o setor hoteleiro e as novas habilidades necessárias para gestão destas tendências.

Outra novidade nesta edição é a realização do II Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina, pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. O evento pretende abordar os principais temas e desafios do turismo no estado na prática para prefeitos e secretários municipais de turismo. O Seminário que conta com palestras, oficinas e cases de sucesso ocorre em paralelo a programação do Encatho, com atividades durante o dia inteiro, tendo início as 9h, na Sala Joaquina.

Já o Momento Hoteleiro, que tem início as 11h, é exclusivo para associados da ABIH-SC. O encontro é um espaço de troca de ideias e vivências dos associados sobre as experiências nos respectivos meios de hospedagem, oportunizando um relacionamento mais próximo entre os membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SC, levantando questões pertinentes sobre a atuação da mesma e os benefícios de participar de uma entidade associativa.

Outro assunto que nunca deixa de ser atual e sempre é debatido em grandes encontros como o Encatho, é a "Gestão de risco e crise para hotéis", que ocorre a partir das 14h na Sala Jurerê, e trata dos principais riscos e vai responder perguntas como: Você sabe quanto pode custar uma indenização de um afogamento de criança na piscina? O que fazer se tiver um carro roubado da garagem do empreendimento por falha dos manobristas? Já teve reclamação de assédio sexual de uma hóspede? E os furtos de pertences pessoais de clientes como notebooks, celulares?

Já às 15h tem início o Fórum de Alimentos e Bebidas - A&B, que este ano é focado na atualização dos chefs e profissionais do setor em meios de hospedagens. O encontro reúne quatro especialistas que irão expor suas habilidades e falar sobre o que eles fizeram para obter sucesso em seus negócios neste setor. Todos são casos práticos e que mostram a vivencia diária nos hotéis.  

"Retrofit como tendência na hotelaria" é o tema do segundo painel do dia, que ocorre das 15h30 às 17h30, também na Sala Jurerê. Os cinco palestrantes buscam abordar como projetar e executar um retrofit completo, trazendo também cases de sucesso e dicas sobre como trabalhar melhor as soluções exclusivas para cada estabelecimento hoteleiro. O assunto tem atraído muitos empresários que buscam nas pequenas reformas grandes impactos, revertendo em novas vendas.

Em seguida, as novas "Tendências na venda de hospedagem" formam um novo painel, que aborda assuntos como: revenue management, o papel da imprensa especializada na imagem e comercialização do meio de hospedagem, a fórmula de três passos para o sucesso nas vendas online, hotel por hora e as linhas de atuação dos hotéis cooperativos e agências de viagem. O painel ocorre das 18h às 20h, fechando a programação da 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho & Exprotel, de 2017.

Além de muita qualificação, uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos para os empresários do setor na região Sul do país, a Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo - Exprotel, possui 80 espaços distribuídos em dezenas de empresas que irão apresentar e lançar produtos e serviços destinados à toda cadeia produtiva do turismo, especialmente, a hotelaria. A feira funciona nos dias 10 e 11, das 13h às 20h. Aberta ao público, o local torna-se uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir produtos a custos reduzidos, criar parcerias ou fazer networking. Entre as empresas as empresas já confirmadas estão Harus, Check-In, Onix, H-System, Desbravador, Tomberlin, Rentv, Dellart, Kuerten, GMM Móveis, Trussardi, Ecoflex, HMAX, Proquimia, Infraspeak, Agemed, Sesc/Senac, Infotickets, Wier, Preditiva, Saga Systems e Sistema Info.

Em paralelo à programação, haverá também o atendimento e Credenciamento Cadastur, que é um sistema de cadastro de pessoas ou empresas que atuam no setor turístico, como meios de hospedagem, agências e guias de turismo, organizadoras de eventos, entre outros. Ele é obrigatório para os profissionais e empresas do setor turístico localizadas no país e assegura diversas vantagens e novas oportunidades de negócios aos participantes, além de inseri-los em uma respeitável fonte de consulta para turistas.

A participação no evento é gratuita. As inscrições e a consulta a programação completa do Encatho & Exprotel você encontra no site www.encatho.com.br

Fonte: Jefferson Severino

9/8/2017