Praias

Barra do Itariri

Encontro do rio com mar é cenário de filme

Marina Silva - 5/11/2008

Vista Geral da Barra do Itariri

Um dia ensolarado regado a banho de rio. Tranqüilidade e sossego, com vista para dunas e coqueirais. Praia de areia fina quase desertas. Esse paraíso localiza-se no norte do litoral baiano e permanece bastante rústico apesar do crescimento do turismo local. Barra do Itariri é uma pequena vila de pescadores, a 168 km de Salvador, que ainda conserva as características do povo simples que ali habita.


Manguezal na barra do Itariri

A paisagem é encantadora: o rio Itariri serpenteia o manguezal e se encontra com um mar, em perfeita harmonia. A Barra é o lugar predileto dos banhistas. A água morna e calma, levemente salobra, devido à mistura do rio e mar, é garantia de um bom mergulho. Durante a vazante da maré, é possível atravessar a pé até o lado oposto do canal e se deparar com dunas salpicadas de coqueiros. Na maré alta, o local é ótimo para a prática de esportes náuticos como pesca, canoagem, nado. É nessa região também que se concentram as barracas de praia feitas de madeira e palhas, que servem mariscos e sucos de frutas tropicais, como mangaba, caju, acerola e cajá, além da tradicional cerveja gelada.


Encontro do Rio com o mar

Ponto de visita quase obrigatório, o farol, no alto de um morro, é o melhor lugar para apreciar a vista deslumbrante da Barra. De cima, avista-se o coqueiral e o mar ao fundo. O local é perfeito para admirar as belezas naturais desse pequeno paraíso.

vista do alto do farol / Barra do Itariri

Essa paisagem chamou a atenção dos produtores de cinema e Barra do Itariri foi escolhida para cenário do romance entre o seminarista Ricardo e sua Tia Antonieta no filme Tieta do Agreste, de Cacá Diegues. Segundo contam os moradores locais, o escritor Jorge Amado teria visitado a região para buscar inspiração para o seu livro, que mais tarde virou filme.


Barra do Itariri

Há controvérsias quanto ao significado de Itariri. O nome tem origem indígena e, segundo especialistas, significa "Pedra Miúda" ou "Pedras que Rolam". Mas o que é consenso é a beleza marcante do lugar.

Camping na Barra do Itariri

Como Chegar em Barra do Itariri

Localizada na cidade do Conde, Barra do Itariri é um recanto escondido, ainda não muito conhecido, apesar de bastante visitado pelos moradores da região do entorno da vila. Para chegar, são 168 km de estrada asfaltada de Salvador até Conde. Saindo da capital baiana, o visitante deve seguir pela Linha Verde (BA-099) e entrar à direita, 16 km após o entroncamento sinalizado de Palame. Segue-se por uma estrada de barro por mais 10 km. Onde Ficar Hotel Resort Itariri www.itariri-resort.com Hotel Coco Beach www.cocobeach.ch Pousada Bela Vista sites.uol.com.br/pousadabvista Camping Barra do Itariri www.campingitariri.com.br