Praias

PRAIA DE BARRA DE SÃO JOÃO



"Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, cantar o sabiá". Este pequeno trecho presente na "Canção do Exílio" - do poeta Casimiro de Abreu - descreve de maneira sucinta e direta toda a calma e paz de sua cidade natal. O cotidiano, a simplicidade e a hospitalidade dos moradores nos trazem recordações de pequenas cidades interioranas do Brasil.
O turismo também se faz presente na cidade: boa gastronomia, hotéis variados, Mata Atlântica virgem e praias maravilhosas. Entre outras opções, uma visita a antiga casa do Poeta Casimiro de Abreu, hoje um centro cultural da cidade é recomendada.

Barra de São João

Barra de São João oferece:

Notícias da Praia de Barra de São João


Dicas dos Viajantes

Fotos de Barra de São João Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Barra de São João ? Deixe seu Comentário

Onde Ficar
Pousada Bem-te-vis
Tel.: (22) 2774-5046
www.pousadabemtevis.com.br

Pousada da Barra
Tel.: (22) 2764-6469 Telefax.: (22) 2764-6275
www.pousadadabarra-rj.com.br

Pousada Lua Azul
Tel.: (22) 2774-5001
www.pousadaluazul.com.br

Sítio e Pousada Bom Viver do Sana
Tel.: (22) 2793-2497.
www.pousadabomviver.com.br
Como Chegar em Barra de São João

Exibir mapa ampliado

Dois caminhos levam à Barra de São João. O primeiro partindo da ponte Rio - Niterói, seguindo pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) que cruza o distrito na altura do Km-137.
O segundo também parte da ponte Rio - Niterói, mas através da BR-101. Deve-se passar por Casimiro de Abreu e seguir até "o trevo". 30 Quilômetros a frente está Barra de São João. A cidade localiza-se à 5 Km de Rio das Ostras e à 30 Km de Búzios. A distância do Rio de Janeiro é de 180 km e de São Paulo 500 km.

Publicidade



Praias - Barra de São João

Praião
Longa faixa de areia com aproximadamente 4km de extensão que faz a alegria de banhistas e pescadores. Águas calmas, variando tons esverdeados e tranqüilidade extrema são atrativos para famílias e turistas em geral.

Prainha
Uma bela paisagem com a Capela de São João ao fundo e águas mornas são o convite para um gostoso banho. O visual do Rio São João encontrando o mar da prainha é imperdível. Dois bares próximos a uma pedra chamada de "Cemitério" servem porções e drinks.

Praia de Unamar
Boas ondas se espalham pelos 10 km de extensão da praia. Com acesso restrito por dezenas de condomínios é um lugar onde é possível surfar sem crowd nenhum. É só escolher a melhor vala e se divertir.

Voltar Barra de São João oferece
Ecoturismo - Barra de São João

Ecoturismo - Barra de São João

Cachoeira de Santa Helena (Véu da Noiva)
Situada dentro de uma fazenda a cachoeira de Santa Helena, ou Véu da Noiva, tem uma enorme e única queda de 25 metros. O contato da água com as pedras e com o próprio poço é um espetáculo da natureza. Apesar de estar dentro de uma propriedade particular a visitação é aberta.

Ilha de Trinta Réis
Local muito procurado por pescadores submarinos. É um ótimo ponto de pesca com grande variedade de espécies de peixes. Está a apenas 1,5 km de distância do "Praião", o que facilita muito as coisas.

Morro de São João
A cidade de Barra de São João abriga um dos pontos geológicos mais interessantes de nosso vasto território. Um vulcão extinto, atualmente chamado de Morro de São João figura majestosamente na paisagem da cidade. Em todo seu entorno, cachoeiras, trilhas e manguezais podem ser "desbravados" pelos turistas mais aventureiros.

Reserva Ecológica do Poço das Antas
A Mata Atlântica intocada esconde mistérios e belezas indescritíveis. A sensação de poder ver num lugar desses, um mico-leão-dourado, ou um pássaro como o "tiê sangue" representa aquelas situações que não tem valor material.

Voltar Barra de São João oferece
Turismo Cultural - Barra de São João

Turismo Cultural - Barra de São João

Casa de Casimiro de Abreu
Situada no centro da cidade, uma casa extremamente rústica e simples, recoberta por flores guarda as lembranças de um dos mais importantes moradores da famosa, "região dos Lagos". O poeta Casimiro de Abreu - que dá nome ao distrito - nasceu às margens do Rio São João, exatamente nessa casinha de arquitetura colonial. Viveu até os dez anos no local, retornou vinte anos depois, tuberculoso e faleceu em outubro de 1860, na mesma casa. Desde 1974 quando foi reformada abriga um Centro Cultural com inúmeras atividades artísticas e educativas, em meio às recordações do poeta.

Capela de São João
A bela capela de São João, último ponto de visitação na rua do Núcleo Histórico de Barra de São João, além de ter como destaque o estilo arquitetônico colonial, guarda o corpo do poeta em uma simples sepultura. Existem dias e horários específicos para a visitação do túmulo.

Voltar Barra de São João oferece
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia