Praias

BELMONTE



Situada em uma planície entre o Rio Jequitinhonha e o oceano Atlântico, Belmonte foi assim batizada em alusão à cidade natal do navegante Pedro Álvares Cabral. O imponente rio passeia por entre mangues e extensos coqueirais até o encontro com o mar. As praias desertas, reduto da tranqüilidade, completam a singela paisagem.

Em época de cheias, o Jequitinhonha carrega argila para suas margens, tornando os solos avermelhados. Assim, adquirem uma umidade propícia à abundância de crustáceos que, não à toa, rende, à cidade, o apelido de "capital do guaiamum". Alguns casarões coloniais testemunham os bons tempos do cultivo do cacau, no final do século XIX. No centro da cidade, chama a atenção um imponente farol. Encomendado em 1892 à mesma empresa que construiu a Torre Eiffel, o farol de Belmonte justifica a atual localização inusitada por conta de um recuo natural de 1.500m das águas do mar.

A suposição histórica leva a crer que os primeiros "sinais de terra" avistados pela esquadra de Cabral tenham partido do Rio Jequitinhonha, muito mais caudaloso há 500 anos atrás. As espécies de Mata Atlântica - ervas flutuantes, troncos de árvores e raízes - arrastadas pela força de suas águas, boiavam ao sabor das correntes marinhas.

Belmonte

Dicas dos Viajantes

Fotos de Belmonte Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Belmonte ? Deixe seu Comentário
(4 Comentários enviados)

18/2/2015
Enviado por:
joão c. lima
informativo
"gostaria de saber como faço pra chegar até a praia de comandatuba indo por belmonte. fui aí 2 x, amo muito essas praias desertas. abrç"
17/9/2012
Enviado por:
eduardo
solicitação de informação
"bom dia! gostaria de saber se existe balsa(horarios) que transporte veiculo da belmonte para a estrada de sta. cruz de cabralia. pois quero ir para porto seguro via br 101 passando por belmonte e seguindo por sta cruz. obrigado"
9/6/2012
Enviado por:
leonardo
pare belmonte
"isso nao deveria acontecer. belmonte precisa viver, ela nao pode ser destruida."
26/3/2012
Enviado por:
dionysio manoel pinheiro
"sou naturalíssimo dessa cidade maravilhosa,sou locutor de rádio,assim como meu tio dery santos(acho que balango se lembra de antônio,joão toucinho,rosalva... mas vamos voltar ao assunto que é a nossa bela belmonte.promova-a em www.radionazario.com.br"
Como Chegar em Belmonte

Exibir mapa ampliado

Está a 688 km de Salvador.

Sair de Porto Seguro e seguir pela BR-367 na direção norte até a cidade de Santa Cruz Cabrália. Em Cabrália, atravessar de balsa o Rio João de Tiba até o atracadouro de Santo André. A partir daí, seguir pela BA-001 até Belmonte.

Outra opção é sair de Salvador e seguir pela BR-101 em direção ao sul do estado, até o entroncamento com a BA-275 que leva à localidade.

Via Terrestre
De ônibus, a empresa Brasileiro (73) 3231-3392 faz o trajeto Porto Seguro - Belmonte com saída do Terminal Rodoviário.

Publicidade


Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia