Praias

Bomba no Mapa: Potente ondulação atinge litorais sul e sudeste

Modelos de previsão indicam ondas de até 3 metros nas praias da região


Uma potente ondulação de sudeste com período elevado (14 segundos) atinge nos próximos dias os litorais sul e sudeste do Brasil.

Segundo os modelos de previsão do mar e especialistas no assunto, a bomba é uma das maiores dos últimos anos e deve ficar na área até o meio da próxima semana.

No litoral sul, o swell já encostou. Entre o RS e SC, as séries ultrapassam a casa de 2 metros e devem ficar cada vez mais consistentes.

As estimativas para esta sexta-feira (11) e a manhã de sábado (12), ápice da ondulação, indicam ondas de cerca de 3 metros nas praias mais expostas da região.

No litoral sudeste, o swell encosta durante esta quinta-feira (10), com ápice previsto para a tarde de sexta. Entre SP e RJ, as estimativas são de séries de pelo menos 2,5 metros.

O swell perde intensidade até domingo, mas as séries devem permanecer consistentes - na casa de 2 metros - em ambas as regiões.

Tempo e Vento

O fim de semana será de tempo instável, com chance de chuva a qualquer hora no litoral sul. As temperaturas variam entre 16ºC e 22ºC. O vento nordeste sopra sem trégua entre fraco e moderado nos dois dias - pode soprar forte em alguns momentos.

No litoral sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens e volta a esquentar até domingo. As temperaturas variam entre 13ºC e 29ºC. O vento do quadrante leste sopra entre fraco e moderado nos dois dias - pode soprar forte em alguns momentos.

Fonte: Lucas Conejero

10/8/2017