Praias

CAMAMÚ



Porto de embarcação para Barra Grande e Baía de Camamu, a cidade de Camamu, às margens do Rio Acarai, se abre em meio a um vasto manguezal. Inicialmente habitada pelos índios Macamamus, a sua origem remonta a 1560, quando jesuítas ergueram a capela de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu - daí o nome da localidade.

Uma das mais antigas cidades brasileiras, Camamu chegou a ser o maior produtor de farinha de mandioca do Brasil. Construída em dois andares, assim como Salvador, a cidade alta abriga prédios coloniais, a maior igreja do interior do estado - Matriz de Nossa Senhora da Assunção, datada do século XVIII - e antigos casarões. Do mirante, descortina-se uma bela vista da Baía de Camamu, entrecortada por mangues. Na parte baixa, destaque para a feira e o porto, onde, em 1693, funcionava também a Casa de Câmara e a Cadeia.

Para desfrutar da natureza por completo, vale a pena passeios de barco ao longo desta que é a terceira maior baía do Brasil (a Baía de Camamu) e conhecer a sua infinitude de ilhas entocadas em meio a mata preservada, e os pequenos povoados que mantém viva a cultura tradicional. Outra boa opção é seguir também rumo às praias paradisíacas, cachoeiras, ilhotas e mangues de Barra Grande.

Camamú

Camamú oferece:

Matérias relacionadas de Camamú

Dicas dos Viajantes

Fotos de Camamú Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Camamú ? Deixe seu Comentário
(5 Comentários enviados)

11/12/2012
Enviado por:
wedhyla camilla
eu amei...
"a cidade é mais que perfeita!!! amei muito.. meu amor é dessa cidade.. tou coloca prá ir visita-lo.."
8/9/2012
Enviado por:
ellen
"achei muito legal e bonitas as prais e muito interessante a historia da baia de camamu."
17/8/2012
Enviado por:
elisabete c silva
"que saudade dessa cidade,tem 12 anos que nao vou ai,os meus familiares moram ai."
22/3/2012
Enviado por:
luiz carlos batista de pádua
camamu
"estive em camamu em agosto de 2009 e achei um lugar maravilhoso, tenho um amigo dentista que era de são paulo e se mudou pra lá pois se encantou com o lugar após ter visitado o lugar, é muito lindo ...."
4/2/2012
Enviado por:
josé dos anjos
saudades
"morei em camamu na decada de 50 não esqueço da sua natureza pujante, do seu povo bom e cordial. ainda tenho saudades dos bons momentos da minha juventude e dos bons amigos daquela epoca."
Como Chegar em Camamú

Exibir mapa ampliado

Está a 329 km de Salvador

Seguir pela BR-324 e antes de chegar a Feira de Santana, pegar a BR-101 em direção ao sul, até o entroncamento para Valença. Neste ponto, pegar a BA-001, também no sentido sul, e seguir direto até a localidade.

Outra opção é atravessar a Baía de Todos os Santos pelo sistema ferry-boat (71) 3254-1020 (Salvador -Bom Despacho). Desembarcar na Ilha de Itaparica e seguir pela BA-001, passando por Nazaré, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna até chegar em Camamu.

De ônibus, sair de Salvador pelo Terminal Rodoviário. As empresas Santana, Cidade Sol e Águia Branca disponibilizam linhas para a localidade.
Santana - Tel: (71) 3450-4951
Cidade Sol - Tel: (71) 3682-1791
Àguia Branca - Tel: (71) 4004-1010

Publicidade



Praias - Camamú

Praia da Ponta da Pedreira:
Esta bela praia de águas mornas e tranqüilas é o cenário ideal para programas bem "relax", já que em quase toda a sua extensão é deserta. Formada a partir do encontro do rio com o mar, é também propícia à prática de esportes náuticos e banhos em todas as fases da maré. Na parte central da Ilha Grande, encontra-se um trecho conhecido como Cantagalo, responsável por toda a infra-estrutura local.

Praia do Âmbar:
Um cenário pitoresco, com poucas casas de nativos da região. O mar calmo permite o banho a qualquer hora, além da prática de vários esportes náuticos. As areias são margeadas por mata nativa e coqueiros, dando ao local uma atmosfera de muita paz.

Praia da Ponta do Santo:
Localizada na ilha de mesmo nome, é muito apreciada pelo seu mar tranqüilo, areias alvas e uma bela vegetação, que mistura coqueiros, mangueiras e dendezeiros. A praia é semideserta e ideal para o camping selvagem.

Voltar Camamú oferece
ILHAS DE CAMAMU: - Camamú

ILHAS DE CAMAMU: - Camamú

Um verdadeiro mosaico de paisagens em meio a ilhas paradisíacas. Esta é Camamu; a terceira maior baía do país depois da Baía de Todos os Santos, também no Estado da Bahia, e da Guanabara, no Rio de Janeiro.

A maior da baía, Ilha Grande abraça as mais belas e freqüentadas praias: Enseada, Furado, Cantagalo, Taiti e Caravelas; todas muito bem equipadas para receber o visitante com tudo que a região tem de melhor. Um mirante ainda garante uma vista panorâmica que encanta os olhos com tamanha exuberância natural.

Aproveite para conhecer os costumes locais no vilarejo da ilha, um povoado de pescadores protegido do mar por uma muralha de pedras, sob a sombra de árvores frutíferas, e que mantêm vivas as tradições de pesca e artesanato.

Na Ilha da Pedra Furada, a paisagem se recorta entre manguezais, matas, grandes rochas e praias tranqüilas de um mar azul estonteante. O nome se deve a uma enorme pedra erodida em forma de arco. O curioso é que as várias pedrinhas espalhadas por toda a ilha também conservam esta característica peculiar. Pedra Furada é tão encantadora e, ao mesmo tempo, tão pequena, que basta atravessar a pé a rocha que lhe dá nome para se alcançar o outro lado da ilha. Aproveite para contorná-la e conhecê-la na sua totalidade.

Apesar de ser uma propriedade particular, a visitação é aberta ao público que, no período da alta estação, pode também desfrutar das iguarias locais no restaurante montado especialmente para atender o alto contingente de pessoas atraídas pelos belos cenários da ilha.

Muito embora à beira-mar, ao aportar em Cajaíba a sensação é de estar em uma cidadezinha do interior; há somente uma fileira de casas muito simples e coloridas, que contornam a capela em invocação a São Francisco de Assis. O santo, padroeiro da ilha, é homenageado no mês de outubro com festa de largo, novenas, missa e procissão por entre as barracas armadas ao longo do porto, enfeitadas com bandeirolas. Vale a pena conhecer a festa popular, de cultura de raiz e aproveitar para provar dos licores, cachaça e quitutes locais.
Também na ilha, está o maior estaleiro naval artesanal da região, onde são construídos barcos de pesca e escunas com métodos de outrora.

Portal da Baía de Camamu, a Ilha do Kieppe é em mar aberto. A praia de um vasto coqueiral é belíssima. É uma propriedade particular, portanto, a visitação precisa de autorização prévia.

Na contra-costa da península de Maraú, a ilha do Campinho oferece uma praia em forma de enseada, bastante calma e ideal para quem quer relaxar ao sol radiante. O almoço no restaurante de Dona Nonó é imperdível.

Voltar Camamú oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia