Praias

PRAIA DE CANAVIEIRAS



Uma paisagem ainda primitiva, santuário ecológico cercado de ilhas por todos os lados, praias paradisíacas e rios, envolta por Mata Atlântica, vastos coqueirais e áreas de manguezal formam o cenário deslumbrante de Canavieiras.

Abrigo de uma diversificada fauna silvestre, Canes, como é conhecida a cidade, é também o maior pesqueiro natural de robalo do Brasil, e o maior viveiro de Marlin Azul do mundo. Às margens do rio Pardo e de frente para o mar, seus 17km de praias reservam águas rasas e tranqüilas, ondas radicais para a prática do surf e pontos ideais para pesca.

Opulente à época do auge do cultivo e exportação do cacau, foi na Fazenda Cubículo, em Canavieiras, que foi plantado o primeiro pé da semente em toda a região, no século XVIII. Ainda hoje, as inúmeras fazendas dominam a paisagem ao longo dos rios. O Centro Histórico remonta aos anos do chamado "ouro negro", com seus belos casarões dos séc. XVIII e XIX.

A cidade dispõe de uma infra-estrutura completa para receber bem o visitante: hotéis e pousadas, que prezam pelo contato com a natureza, restaurantes, bares e barracas de praia com o melhor da culinária local, farta em caranguejo e frutos do mar. Para acompanhar, nada melhor que uma água de coco e os drinks à base de frutas tropicais, brindados ao sol da Bahia.

Canavieiras

Canavieiras oferece:

Notícias da Praia de Canavieiras


Dicas dos Viajantes

Fotos de Canavieiras Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho
  • canavieiras/ba
  • canavieiras/ba
  • canavieiras/ba
  • canavieiras/ba

Já conhece Canavieiras ? Deixe seu Comentário

Como Chegar em Canavieiras

Exibir mapa ampliado

Está a 571km de Salvador

Sair de Salvador, pegar a BR-324 e seguir direto até a BR-101, com destino a Ilhéus. A partir daí, desviar para a BA-001 que leva a Canavieiras, distante 110 km.

De ônibus, saída do Terminal Rodoviário de Salvador pela empresa Águia Branca (71) 4004-1010.

Via Aérea
Sair de Salvador com destino ao Aeroporto de Ilhéus. A Tam (0300 123 1000) e a Gol (0300 789 2121) mantêm vôos diários.

Via Terrestre
A partir de Ilhéus, existem ônibus diários para a localidade, saindo do Terminal Rodoviário, pelas empresas Águia Branca (71) 4004-1010, Novo Horizonte (71) 3450-2224, São Geraldo (71) 3450-4488, Rio Doce, Cidade Sol e Rota.

Via Marítima
Aportar no Porto do Malhado, na cidade de Ilhéus. Seguir para Canavieiras pela BA-001, ou em ônibus que fazem a linha Ilhéus-Canes.

Publicidade



Praias - Canavieiras

Praia de Atalaia:
Local em que as águas do Rio Pardo se encontram com as águas do mar, formando uma praia fluvial de águas mornas e calmas, com areias semidesertas. Durante a baixa das marés, grandes bancos de areia surgem, permitindo que os visitantes cheguem próximos à Praia do Japonês, na outra margem do rio. Na face sul, o encontro é com o Rio Jequitinhonha, na divisa com Belmonte. Esta área do litoral ainda não conta com maior infra-estrutura turística.

Praia da Barra do Albino:
Localizada em uma área de confluência de rios, é marcada por ser o point do surf na região, atraindo notoriamente um público jovem. Barra do Albino é também uma excelente opção para banhos de água doce e uma boa pescaria. Possui uma razoável infra-estrutura turística.

Praia de Barra Velha:
Suas paisagens mesclam mangues, rios, lagoas e coqueiros, formando um cenário bastante bucólico. A grande particularidade de Barra Velha, no entanto, é a presença de lamas medicinais, que atraíram nomes mundialmente famosos, como o heptacampeão de F1, Michael Shummacker, e o ator Harisson Ford. Segundo moradores da região, a lama ainda tem um efeito revitalizante e afrodisíaco. Boa praia para banho e esportes náuticos, já que possui águas bem tranqüilas.

Praia da Costa:
É uma das mais bonitas e procuradas praias do município. Seu mar de águas mornas e calmas é propício para banho, principalmente durante a maré baixa. Com a entrada de alguns ventos, a mar muda de forma e surgem boas ondas para o surf. As areias da praia são finas e alvas, abrigando barracas bem equipadas para o preparo de deliciosos petiscos, a exemplo dos enormes caranguejos da região.

Praia de Patipe:
Marcada por um extenso coqueiral, a praia mistura o mar, com a água doce dos rios que deságuam no local. Apresenta boas condições para a pesca, passeios de caiaque e windsurf.

Barra de Canavieiras:
Possui várias cabanas de praia especializadas nos pratos típicos da região. As areias são planas e extensas, favorecendo as boas caminhadas, recompensadas, é claro, com um delicioso banho nas águas tranqüilas de seu mar.

Praias do Sul e Norte:
Situadas em direções opostas, estas duas praias apresentam características bem semelhantes. São boas para pesca e, em suas paisagens, mesclam a vegetação de mangue com a Mata Atlântica remanescente da Costa do Cacau.

Voltar Canavieiras oferece

ILHAS DE CANAVIEIRAS: - Canavieiras

Os 17 km de praias, coqueirais, reservas de Mata Atlântica e manguezais ao longo de Canavieiras são cercados pelas ilhas fluviais do Rio Pardo e por sete ilhas marítimas, dentre as quais se destaca a Ilha das Garças e a Ilha do Atalaia.

Santuário ecológico, reduto das garças brancas que recortam o céu azul ao pôr do sol - daí seu nome - a ilha atrai grande número de visitantes em busca da famosa lama negra medicinal, de propriedades terapêuticas.

Paraíso do surfe e da pesca, a ilha do Atalaia conta com uma infra-estrutura completa de hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Está ligada ao município pela ponte Antônio Carlos Magalhães

Voltar Canavieiras oferece

WINDSURF EM CANAVIEIRAS: - Canavieiras

A Costa do Cacau também oferece boas condições para os adeptos do esporte. Em Canavieiras, dona de um dos mares mais belos da Bahia, a Ponte do Loyd é o grande "pico". Além de fornecer ao visitante o mais belo por do sol da região, é nas imediações da ponte, sobre as águas do Rio Pardo, que os windsurfistas encontram as melhores condições.

Voltar Canavieiras oferece

CARNAVAL EM CANAVIEIRAS: - Canavieiras

Contrariando o seu clima pacato e a harmonia de suas paisagens, a bela Canavieiras, nos meses de fevereiro, transforma-se no maior "point" de festas e agitos da Costa do Cacau.

A folia já começa no dia 02, data em que os pescadores locais homenageiam Yemanjá, "A Rainha das Águas". A orla da cidade fica lotada de nativos e visitantes curiosos, que ao final das homenagens a Orixá, esbaldam-se na parte profana da festa.

No final do mês a vez é do carnaval, que ao longo dos anos, tornou-se uma boa e concorrida alternativa, para aqueles que primam por uma maior tranqüilidade. Os agitos acontecem na orla da cidade, com muita música, barracas e alegria. O folião aqui pode dançar e pular como na capital, sem, no entanto, abandonar a comodidade e os encantos deste pedacinho do paraíso.

Voltar Canavieiras oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia