Praias

CARAVELAS



O discreto charme da cidade e a simpatia de seus moradores fazem jus ao título de "Princesa dos Abrolhos", que Caravelas ganhou ao longo dos anos. O vasto acervo natural abriga as belas praias do Kitongo, Grauçá e Iemanjá, as Ilhas da Cassumba e do Pontal do Sul, e o extenso manguezal.

Entre os atrativos culturais, destacam-se a Matriz de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e a Igreja de Santa Efigênia, com raras imagens sacras, dos séculos XVII e XVIII, em estilo barroco português e espanhol. As casas - construções coloniais neoclássicas, com fachadas em azulejos de Macau - datam do século XIX, período pleno na economia da cidade por conta do plantio de café e do intenso comércio no porto.

Dentre os endereços famosos, destaque para a Casa da Rua Barão do Rio Branco, da Praça Santo Antônio e da Praça Dr. Imbaçai, além dos chalés na Praia de Grauçá. A cidade é bastante conhecida e visitada pela proximidade com o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, distante 32 milhas náuticas.

Caravelas

Caravelas oferece:


Dicas dos Viajantes

Fotos de Caravelas Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Caravelas ? Deixe seu Comentário
(2 Comentários enviados)

3/7/2013
Enviado por:
andreia cancela de lima
caravelas
"esta é uma linda cidade mais ainda pode e vai melhorar mt"
10/4/2012
Enviado por:
rita dias
caravelas
"tenho muita vontade de conhecer pois moro em uma cidade bem proximo."
Como Chegar em Caravelas

Exibir mapa ampliado

Está a 870km de Salvador

Partir de Salvador pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 e seguir até Caravelas.

Para maiores informações sobre as condições das estradas acesse o site do DNIT.

Ônibus partem do Terminal Rodoviário de Salvador.
Àguia Branca - Tel: (71) 4004-1010.

Via Aérea
Existem vôos diários para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro.

Publicidade


Praias - Caravelas

Praias - Caravelas

Os rios que desembocam na região deixam a orla de Caravelas com águas turvas. A praia de Grauçá, situada a 10 km do centro, é bem frequentada, devido à grande quantidade de pousadas e bares ali instalados. A sombra das amendoeiras é uma atração à parte. Um pouco mais distante está a praia de Iemanjá, a mais movimentada. Com 4 km de extensão de areia fofa e dourada, o local tem boa infra-estrutura para atender ao turista. Quem quiser conhecer uma réplica da baleia jubarte, pode visitar a sede do Centro de Visitantes do Ibama, na praia do Quintongo.

O litoral mais bonito fica um pouco afastado da cidade, mas vale a pena seguir o trajeto em passeios de barco pelos rios, passando por pequenas ilhas e manguezais. O visual é maravilhoso. Ao chegar em Pontal do Sul, o cenário muda. A praia é deserta, com areia clara e águas esverdeadas, contornada por coqueirais.



Voltar Caravelas oferece
APA Ponta das Baleias e Parque Nacional Marinho de Abro - Caravelas

APA Ponta das Baleias e Parque Nacional Marinho de Abro - Caravelas

Localizada na faixa costeira dos municípios de Caravelas e Alcobaça, em uma área de 346 km², a APA Ponta das Baleias é rota certa das enormes baleias jubartes que, entre julho e novembro, visitam o arquipélago de águas mornas para se acasalarem, parir e amamentarem os filhotes, e encantam o visitante com seu balé aquático. A APA é abrigo natural de outras espécies ameaçadas de extinção, a exemplo das tartarugas marinhas e aves migratórias.


Os raros ecossistemas de recifes e bancos coralíneos acolhem vasta fauna e flora marinhas, rodeadas de restinga costeira e ricos manguezais nos estuários dos rios.


Em uma área aproximada de 910 km², dentro de um conjunto de recifes de corais, ilhas vulcânicas, manguezais e canais de maré, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos possui o maior banco de corais do Atlântico sul; são mais de dezoito espécies, sete das quais só existem no Brasil.


Verdadeiro reduto natural, o Parque abriga todos os peixes que habitam o Atlântico sul. Suas águas claras, de temperatura amena, reservam uma das mais ricas e diversificadas fauna e flora marinhas da costa brasileira. O arquipélago é o paraíso para a prática do mergulho, e não faltam naufrágios para ilustrar ainda mais o passeio submarino.


Composto por cinco ilhas - todas de origem vulcânica e com grande quantidade de rochas sedimentares -que desenham um grande círculo no meio do Oceano Atlântico conhecido como de Recife dos Timbebas, Abrolhos abrange uma vasta quantidade de recifes de corais, praias, rochas, paredões, plataformas, vegetação de pequeno porte e coqueiros em um cenário de beleza estonteante, além da importância ecológica e do seu valor histórico, cultural e social. A ilha de Santa Bárbara é a maior, mas não faz parte dos domínios do Parque. Apenas as ilhas Redonda, Sueste, Guarita e Siriba; esta última aberta à visitação monitorada. As demais podem ser contempladas e admiradas nos passeios de barco pela esplêndida Costa.


Primeiro parque brasileiro do gênero, sua administração fica a cargo do IBAMA.

Saiba mais sobre Abrolhos (click aqui)



Voltar Caravelas oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia