Praias

Cento e cinquenta mil turistas devem visitar Caraguatatuba no feriado de Finados


Cerca de 150 mil turistas são aguardados entre sexta-feira e domingo (2 e 4/11), em Caraguatatuba. Além das praias e da gastronomia local, moradores e visitantes podem conferir as atrações do AVIVA Caraguá - Festival de Música Cristã; show do músico Chico Mendes, que faz um tributo a sambista Dona Ivone Lara, e o 12º Litoral Encena, ambos na Praça Cândido Motta, no Centro.  

A taxa de ocupação da rede hoteleira está em 60% e pode chegar a 75% no período do feriado. Os valores dos pacotes de hospedagem para duas pessoas variam em média de R$ 500 a R$ 900, conforme a Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP).

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Caraguatatuba, o feriado prolongado de Finados será com chuvas isoladas e temperaturas de 23ºC a 27ºC. No sábado (3/11), os termômetros registram 23ºC e 30ºC, mas com chuvas no período da tarde. No domingo (4/11), o retorno do feriado será com pancadas de chuva e temperaturas entre 21ºC a 25ºC.  A possibilidade de chuva nos três dias é de 60% a 80%.

AVIVA Caraguá

As atrações do AVIVA Caraguá - Festival de Música Cristã seguem até sábado (3/11), na Praça da Cultura, no Centro. O evento gospel começou na terça-feira (30/10), com a palestra do reverendo Prof. Dr. Paulo Garcia, docente do curso de teologia da Universidade Metodista de São Paulo. Ele abordou o tema "501 anos da Reforma Protestante"; e o Coral das Igrejas Metodistas do Vale do Paraíba, na Igreja Bola de Neve.

Nesta quinta-feira (1º), a partir das 20h, o artista local Jackson Nascimento abre a noite e na sequência, sobe ao palco a cantora Damares.

As apresentações continuam sexta-feira (2/11), às 20h, na Praça da Cultura, com quatro atrações: Mano Azul, União do HipHop Litoral Norte, Equipe de Louvor da Igreja Bola de Neve e Salomão do Reggae.

O encerramento ocorre no sábado, dia 3 de dezembro, com a Marcha para Jesus e show do cantor Fernandinho. A concentração para a Marcha será às 16h, na Praça da Bíblia e após um momento de oração e louvor, os fiéis seguem caminhando até a Praça da Cultura, no Centro. Os grupos New ID, Thiago Marques e Paula Carias se apresentam a partir das 20h e logo após, Fernandinho traz suas canções e reflexões.

O AVIVA Caraguá é organizado pelo Conselho de Pastores de Caraguatatuba, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo e apoio da  Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba (Fundacc).

Tributo à Dona Ivone Lara

 O samba de raiz toma conta da Praça Dr. Cândido Motta (Coreto), nesta sexta-feira (2), a partir das 20h, com a apresentação especial do músico Chico Mendes que homenageia a sambista Dona Ivone Lara, que morreu no dia 16 de abril deste ano. A apresentação abre as festividades do Mês da Música em Caraguatatuba dentro da programação do 12º Litoral Encena e é uma realização em parceria com a APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte e CCP - Circuito Cultural Paulista.

O cantor e compositor baiano, Chico Mendes empresta sua poderosa voz em uma mistura de seus sambas aos de D. Ivone Lara, conhecida como 'Dama do Samba' e também tida como uma das grandes referências e inspiração nas criações do músico, que a considerava a "Chiquinha Gonzaga dos dias atuais".

Para Mendes, "Dona Ivone Lara tinha a melodia no sangue e na alma e merece todas as homenagens possíveis. É uma enorme alegria poder homenageá-la".

No repertório da apresentação estão as canções "Sonho Meu", "Acreditar", "Um Sorriso Negro", "Alvorecer" e "Foram me Chamar" e "Oração à Dona Ivone Lara" (tributo), "Ojuobá de Xangô", "Zé da Silva", "Coco Seco", "Santuário da Paz" e "O Brilho das Orquídeas".

12º Litoral Encena

A 12ª edição do Litoral Encena vai receber 20 apresentações ao longo dos quatro dias de festival, que ocorre de 1º a 4 de novembro, o partir das 18h, na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto) e no Teatro Mario Covas.

O Litoral Encena recebe, além de participantes de Caraguatatuba, grupos da Capital e municípios como Diadema (SP), Jacareí (SP), Rio Claro (SP), Campinas (SP), São Sebastião (SP), Guararema (SP), Canelinha (SC) e Londrina (PR).

Durante o Litoral Encena são realizadas também as apresentações do Festival Estudantil de Teatro (FET), no Auditório Maristela de Oliveira, na sede da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a partir das 18h. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

2/11/2018