Praias

CONCEIÇÃO DA BARRA



A capital capixaba do forró, reúne paisagens repletas de dunas e praias. O município resguarda também o Parque Nacional de Itaúnas, criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco.

Um jeitinho que nos remete ao Nordeste transforma o distrito de Itaúnas no mais importante conjunto turístico do município. As principais características da localidade são suas dunas de até 30 metros de altura e seu povo hospitaleiro.

O lençol arenoso soprado pelo vento nordeste invadiu casas e cresceu progressivamente soterrando o primitivo núcleo populacional iniciado há mais de 300 anos.

No município acontece o famoso Baile de Congo, um ato teatral popular com duração de uma semana. A festa conhecida como Ticumbi retrata a luta entre Reis de Bamba e Reis de Congo, que disputam o privilégio de promover a festa em homenagem a São Benedito.

Conceição da Barra

Conceição da Barra oferece:

Matérias relacionadas de Conceição da Barra

Dicas dos Viajantes

Fotos de Conceição da Barra Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Conceição da Barra ? Deixe seu Comentário
(8 Comentários enviados)

7/6/2013
Enviado por:
koiti egoshi
jaspionctk
"conceição da barra é paraiso!"
4/4/2013
Enviado por:
amélia
riacho doce
"estive em cceição da barra. e fiquei hospedada na vila de itaunas na pousada tartaruga, fiz varios passeios, riacho doce, dunas, conseguimos ver o rio megro se encontrar com o mar, é maravilhoso, e um paraiso, pretendo voltar..estive na semana 24/09/2012,"
14/3/2013
Enviado por:
jussara
hotel
"referencia de um bom hotel. pretendo passar as ferias com a familia. aguardo resposta"
20/11/2012
Enviado por:
luiz carlos
beleza de lugar
"eu e minha familia ficamos encantados com esse belo lugar"
22/7/2012
Enviado por:
mestre loka
conceicao da barra paraiso
"conceicao da barra para mim e um paraiso minha familia todos os anos passar vamos passar feria la e claro nao esquecendo do nosso forro de itauna e presenta no evento internacional da acapoeira em itauna"
11/4/2012
Enviado por:
danielly
cidade maravilhosa!!!
" amo minha cidade!!!!"
19/12/2011
Enviado por:
laehtiia da silva machado
conceiçao da barra
"eu sou morradora de conceiçao da barra e um lugar muito bom de morrar e tranquilo vale apena morrar em conceiçao da barra venha visita voce vai gosta muito gosto muitos das praias dos rios dos pontais venha conhece conceiçao da barra voce vai gosta muito."
11/10/2011
Enviado por:
claide helena
carnaval
"estou a procura de um hotel em conceiçao da barra para o caranaval"
Onde Ficar
Hotel Sol de Verão
(27)3762-1577

Barramar Praia
(27)3762-1312

Marlin Blue Park
(27)3762-1800

Pousada Mangue Seco - Itaúnas
(27) 3762-5001 ou (21)9613-3039

Pousada Porto da Ilha - Itaúnas
(27) 3761-1161 ou 3761-2621

Pousada Pargos,
(www.viladeitaunas.com.br)
tel/fax.: (27) 3762-5051
Como Chegar em Conceição da Barra
O município de Conceição da Barra está localizado a norte do ES, próximo da divisa com a Bahia. Para chegar na localidade utiliza-se a BR-101. Itaúnas se encontra a 26km do centro de Conceição e o acesso se dá por estrada de terra. Antes do centro de Conceição da Barra - ainda na BR - você verá placas que indicam o caminho a ser seguido. A distância entre Conceição da Barra e Vitória é de 260km.

Publicidade


Praias - Conceição da Barra

Praias - Conceição da Barra

Praia da Barra
No centro da cidade, está a Praia da Barra, entre a foz dos rios Itaúnas e Cricaré. Com águas mornas, que possibilita o banho noturno, vegetação de restinga e coqueiros à margem, tem dois quilômetros de extensão, urbanizados, com calçadão, quiosques, restaurantes e iluminação noturna. Na alta temporada, tem grande movimentação e é um dos destinos preferidos dos capixabas e mineiros na época do carnaval.

Praia do Riacho Doce
A última fronteira do Espírito Santo é a Praia do Riacho Doce, semi-deserta, escondida por florestas de eucalipto. Fica a 10km de Itaúnas, em direção ao Norte. O acesso é por uma estrada difícil, melhor não colocar nela carros pouco resistentes. No meio da viagem fica a desértica Costa Dourada, com paisagem paradisíaca.

Itaúnas
O grande charme do município, porém, é a Praia de Itaúnas, que fica na Vila de Itaúnas, a 30km da sede municipal, em direção ao Norte. Suas areias são finas, com manguezais, restingas, alagados e dunas de até 30 metros de altura.

A praia fica em área de preservação, o Parque Estadual de Itaúnas, onde ocorre, entre dezembro e março, a desova de tartarugas marinhas, monitorada pelo Projeto Tamar. A antiga vila foi coberta pela areia movida pelos ventos.

O acesso à praia é feito a pé, atravessando as dunas e alagados. Não há energia elétrica no local, o que faz dos meios de hospedagem modestos. Nisso, porém, reside o diferencial de Itaúnas, que é o principal destino dos paulistas que visitam o Espírito Santo. Os forrós, que varam madrugada e amanhecem os dias, são uma atração à parte.

Durante o mês de julho, em Itaúnas, acontece um famoso festival de forró pé de serra. Em seu palco já passaram todos os grandes nomes do ritmo nacional, além de ter servido de ponto de partida, nos primeiros anos do novo século, para muitas bandas da nova geração que explodiram no cenário nacional.

Nas palavras da jornalista Flávia Fernandes conseguimos entender um pouco mais do espírito de Itaúnas. "A vida noturna não é só em torno do forró, existe um vídeo-bar em frente à pracinha da igreja, e jornalistas, hippies e intelectuais gostam de desbravar a região". "Freqüento a vila há 23 anos porque gosto do sentimento de liberdade daqui, da energia das dunas e das origens do folclore". Completa o turista Irineu Goring.

Voltar Conceição da Barra oferece
Folclore - Conceição da Barra

Folclore - Conceição da Barra

A fé em São Sebastião faz o povo andar pelas ruas, no dia 20 de janeiro, quando se homenageia o santo padroeiro e, por conseqüência, a cidade. Nessa data, várias manifestações folclóricas se apresentam em Itaúnas e seguir o ticumbi vira um passatempo.

Em frente à igreja de São Sebastião, uma multidão se aglomera para assistir às diferentes manifestações folclóricas. Muita gente sai correndo e tem medo dos bichos encontrados no teatro do reis-de-boi.

Mesmo dona Guina da Conceição, de 52 anos, interrompe a entrevista devido ao susto que tomou com o lobisomem. "Brinco o reis-de-boi há 32 anos, mas morro de medo dos bichos", admite entre uma e outra gostosa risada. As apresentações folclóricas prosseguem e enchem os olhos de quem vem de fora.

É tanta riqueza de expressão que não faltam fotógrafos, profissionais ou amadores, para registrar o momento.

Voltar Conceição da Barra oferece
Crédito: fotos: divulgação/sectur | fotos praias e folclore: Pousada Pargos
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia