Praias

Dia Mundial do Meio Ambiente tem atividades programadas


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura programou atividades para marcar essa importante data na terça-feira, dia 5 de junho. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente haverá uma apresentação de teatro de fantoches com temas da Mata Atlântica e do mangue, brincadeiras lúdicas e esclarecimento de duvidas sobre resgate e reabilitação de animais marinhos. A partir das 8 horas e até às 17 horas, na Praça da Matriz, para comunidade escolar e público em geral. São parceiros e participantes dessa atividade a Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental, Aquário de Peruíbe, Instituto GREMAR e Instituto BIOPESCA.

Na Escola Estadual Padre Professor Vitalino Bernini, localizada no Caraminguava, das 8 às 12 horas, haverá orientações sobre hortas suspensas com a utilização de garrafas pets, realização de hortas urbanas e compostagem doméstica. Será uma importante atividade visando conscientizar os alunos e funcionários quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis, gerando mudanças na cultura da comunidade em relação à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de vida de todos.

O público alvo serão alunos, professores e funcionários da Escola.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Plataforma Educativa Repsol Sinopec em Peruíbe

Como faz todos os anos, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec faz jornada pelo litoral de São Paulo e chega à nossa cidade para promover atividades de segunda-feira próxima (04) até o dia 29 de junho, instalada no estacionamento da Prefeitura.  

A comunidade local poderá participar de atividades gratuitas, voltadas à qualificação profissional em pesca, educação ambiental, saúde e segurança.

CURSOS E ATIVIDADES

Curso de Formação de Aquaviários Nível 1 (POP) - Com o diploma do curso, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha do Brasil para exercer a profissão de pescador. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e apresentar uma série de documentos exigidos, além de ser aprovado em um teste físico promovido pela Marinha. 30 vagas. De 18 a 29 de junho. Inscrições na Colônia de Pescadores Z5 Júlio Conceição, Praça Monsenhor Lino Passos (Praça da Matriz), 122, no Centro. Telefone: 3455-7092. 

EnTenda o Lixo -  Conversa sobre questões relacionadas ao lixo marinho, tipos de resíduos, possíveis origens e ações necessárias para a mitigação e solução do problema. Com a equipe do Instituto Costa Brasilis e Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP). Local: Unidade Móvel da Plataforma Educativa. De 29 de maio a 29 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no estacionamento da Prefeitura. Público alvo: Estudantes e Professores da rede de ensino municipal. Não haverá inscrições no local. O público alvo será indicado pela Secretaria Municipal de Educação.

Palestra "Consumo Responsável dos Recursos Pesqueiros" - A palestra integra a campanha do AquaRio para o consumo responsável de pescados, já que há espécies marinhas ameaçadas de extinção na costa brasileira, provocando desequilíbrio nos oceanos. Com Marcelo Szpilman, biólogo e diretor-presidente do AquaRio, que é patrocinado pela Repsol Sinopec. 30 vagas. Inscrições na Unidade Móvel da Plataforma Educativa. Dia 28 de junho, às 18h, na Câmara Municipal.   

O Programa itinerante da Repsol Sinopec está completando 10 anos levando conhecimento e qualificação profissional às comunidades costeiras do estado. Ao todo serão cinco municípios visitados em 2018, no período de maio a setembro.

1/6/2018