Praias

Em ranking de cidades inteligentes, Santos é primeira colocada em meio ambiente


Santos foi anunciada nesta terça-feira (4) como a primeira colocada na categoria Meio Ambiente da edição de 2018 do ranking de cidades inteligentes (Connected Smart Cities) da consultoria Urban Systems Brasil. Em 2017, o Município havia ficado em segundo lugar neste quesito.

Na classificação geral, Santos subiu três posições em relação ao ano anterior, chegando à nona colocação. Essa é a quarta edição do ranking.

O estudo analisa mais de 700 cidades do País e é dividido em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Na cerimônia de premiação realizada na Capital, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa creditou os resultados positivos ao comprometimento das equipes de trabalho da Administração Municipal e relembrou outros levantamentos que apontam Santos como referência também em transparência, gestão de recursos públicos e qualidade de vida. "São avanços importantes que só aumentam nossa responsabilidade para que façamos mais e melhor".

Durante o evento, o diretor comercial e de marketing da Urban Systems Brasil, Willian Rigon, falou sobre as avaliações. "Na questão de meio ambiente, tratamos principalmente da infraestrutura, que é responsabilidade dos órgãos públicos, incluindo abastecimento de água, coleta de esgoto e tratamento de resíduos".

Outros fatores

Extensa malha cicloviária e opção de viagem em VLT são fatores favoráveis ao bom desempenho de Santos na área de meio ambiente, incentivando meios de transporte não poluentes. A baixa média de idade da frota municipal de ônibus também contribui com o ar da Cidade, já que veículos novos poluem menos.

Também na área ambiental, o Município possui iniciativas de destaque, como a Ecofábrica Cultural, projeto premiado internacionalmente por transformar entulho em arte por meio de trabalho social, e a Recicleta, programa de coleta de lixo limpo por meio de bicicletas.

Saiba mais sobre o ranking em http://www.connectedsmartcities.com.br/.

Fonte: Prefeitura de Santos

4/9/2018