Praias

PRAIA DE FAROL DE SANTA MARTA



Sossego e boas ondas: dois ingredientes do Farol de Santa Marta

Localizado no município de Laguna, a 131 km ao sul de Florianópolis, o Farol de Santa Marta é um convite ao sossego e, para os amantes do surf, às ondas perfeitas. Como o próprio nome diz, no local - um braço da cidade voltado para o mar - há o maior farol das Américas e o terceiro do mundo em alcance. Os visitantes podem subir até ele e apreciar a bela vista que se tem do alto do morro. Lá também há placas com um pouco da história do lugar. Uma das características do Farol é a intensa faixa de areia que circunda toda a região (parece, às vezes, que você está em pleno deserto). Para chegar até lá, é preciso pegar uma balsa, que fica próxima ao Centro Histórico de Laguna. A dica é visitá-lo em um dia bonito e, principalmente, sem vento, já que o ponto é bastante aberto. Ah, e não se esqueça, claro, de preservar o local, que é um dos mais bonitos do Brasil

Farol de Santa Marta

Farol de Santa Marta oferece:

Notícias da Praia de Farol de Santa Marta


Dicas dos Viajantes

Fotos de Farol de Santa Marta Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Farol de Santa Marta ? Deixe seu Comentário

Como Chegar em Farol de Santa Marta

Exibir mapa ampliado

O acesso é feito pela BR 101. Partindo de Florianópolis, siga em direção ao sul, para o município de Laguna. A estrada é bem sinalizada. Vá seguindo as placas de orientação até a balsa. De lá, basta ir reto por uma estrada de areia. Uns 20 minutos de estrada de chão e você chega às praias.

Os aeroportos mais próximos são o Hercílio Luz, na Capital catarinense, e o Diomício Freitas, em Forquilhinha. A rodoviária de Laguna oferece muitos horários, principalmente para Florianópolis e Porto Alegre. O telefone para mais informações é o (48) 3646-0119.

Principais Distâncias
Florianópolis - 131 Km
Curitiba - 480 Km
Porto Alegre - 345 Km
Rio de Janeiro - 1245 Km
São Paulo - 910 Km

Publicidade


Praias - Farol de Santa Marta

Praias - Farol de Santa Marta

As praias do Farol permanecem quase vazias durante todo o ano, exceto no Ano Novo e em alguns feriados mais prolongados. Por isso, também, é bastante procurada por surfistas que evitam o crowd.

Cardoso - A praia é a mais conhecida do Cabo de Santa Marta e, também, a que oferece as melhores ondas, com ondulação de sul a leste. O fundo é de areia, porém suporta grandes ondulações. Na parte esquerda, está localizada a maior parte dos bares e campings.

Cigana - A última praia do Farol de Santa Marta é deserta e fica próxima ao vilarejo da Cigana.

Grande - Praia com ondas perfeitas quando o swell está de sul. A ponta da Galheta, localizada no canto esquerdo, oferece boas ondas com swell de leste. Vale lembrar que o acesso a veículos é proibido por lei.


Voltar Farol de Santa Marta oferece

Surf - Farol de Santa Marta

O surf é um dos principais atrativos para quem visita o Farol de Santa Marta. A praia do Cardoso recebe as maiores ondulações no Inverno, de maio a outubro, com ondas de até, 12 pés. Em dias normais, de três a seis pés. Funciona com swell de sul ou leste. Na praia da Cigana, as melhores ondulações são de sul, sudeste e leste, com ventos norte e nordeste.

Voltar Farol de Santa Marta oferece

Diversão - Farol de Santa Marta

Apesar de possuir belos atrativos naturais, a noite do Farol de Santa Marta também possui agitação. A maior parte dos barzinhos toca reggae e a diversão fica por conta da sinuca. Há poucas baladas, mas as que existem são bastante procuradas por turistas vindos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Interior de Santa Catarina.

Para quem for ao Farol durante o mês de julho, vale a pena assistir às encenações sobre a Guerra dos Farrapos antes de pegar a balsa. Laguna - terra de Anita Garibaldi - foi proclamada como "República Juliana" durante o período em que catarinenses e gaúchos lutavam contra o Império no Brasil.

Já em fevereiro, a cidade recebe um dos maiores carnavais do Sul do país. A festa acontece no centro Histórico, com escolas de samba, apresentações de boi-de-mamão e blocos de rua

Laguna é um dos maiores produtores de camarão de cativeiro do Brasil. O município também possui um porto pesqueiro e é bastante procurado para a pescaria esportiva de peixes como Robalo e Papaterra.

Voltar Farol de Santa Marta oferece

Serviços - Farol de Santa Marta

As opções de hospedagem são pousadas e campings, que também oferecem chalés, e o aluguel de casas, bastante freqüente na região. A alimentação não é cara no Farol, um bom prato de frutos do mar com acompanhamentos pode sair por R$ 18 (preço para duas pessoas).

Swell Bangalôs Telefones p/ contato: 0xx48 3647 2591 site: http://www.swellbangalos.com/

Pousada do Farol de Santa Marta (48)3646-3095

Pousada Vista ao Farol (48) 3646-2319

Camping e chalés Farol (48)3646-3117 site: http://www.pousadacampingfarol.com.br

Camping do Cardoso (48)9109-4445 www.cardososurfcamping.com

Voltar Farol de Santa Marta oferece
Crédito: Texto e fotos: Graziele Dal-Bó
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia