Praias

Ilha dos Frades

Natureza preservada na Baía de Todos os Santos

Marina Silva - 26/3/2009

Uma das ilhas da Baía de Todos os Santos (BA) atrai turistas para passeios em meio à natureza quase selvagem. São 8 km de belas praias, Mata Atlântica, mar calmo e translúcido, perfeito para o mergulho, belas paisagens e histórias. A Ilha dos Frades é um daqueles pequenos paraísos que conquistou o público do ecoturismo. Um lugar perfeito para curtir a natureza em passeios entre amigos e família.

piscinas naturais_ilha dos frades

Piscinas naturais se formam durante a maré vazante. Foto: Jotafreitas / Bahiatursa

atracadouro_ilha dos frades

Um pequeno atracadouro recebe os turistas. Foto: Jotafreitas / Bahiatursa

Os atributos naturais são tantos que, em 1982, a Ilha dos Frades foi considerada uma reserva ecológica. Coqueirais, montanhas, lagos, cachoeiras e uma vegetação típica da Mata Atlântica, com a existência de árvores nativas, inclusive o pau-brasil, fazem desse pedaço de terra, um santuário ecológico. Tudo isso permanece bastante preservado. Um clima rústico e natural que ainda reina na ilha. A luz elétrica, por exemplo, só chegou em 2003. Antes disso, tudo era iluminado à luz de vela e geradores.

vilarejo_ilha dos frades

Natureza preservada e conforto de barracas no pequeno vilarejo em ponta de nossa Senhora. Foto: Jotafreitas / Bahiatursa

ruinas_ilha dos frades

Ruínas guardam a história da Ilha dos Frades. Foto: Jotafreitas / Bahiatursa

Segundo a lenda, a ilha recebeu este nome depois que os índios tupinambás que habitavam a região assassinaram dois frades que foram para a ilha com o objetivo de catequizá-los. O nome pegou e até hoje moradores sustentam essa história. A presença de religiosos  pode ser constatada nas duas igrejas: a de Nossa Senhora do Loreto, construída entre 1640 e 1645, e a de Nossa Senhora de Guadalupe, do século XVII, que está em ruínas. Um armazém onde os escravos chegados ficavam de quarentena, uma casa de farinha e um lazaredo, todos em ruínas, guardam um pouco da história da ilha.

Praias

A Ilha dos Frades tem a forma de uma estrela de 15 pontas, com muitas praias desertas e de mar calmo. Corais e recifes formam trechos propícios ao mergulho, com profundidade máxima de 11 metros e visibilidade de até 15 metros na horizontal. Dentre as praias mais famosas estão Ponta de Nossa Senhora, Loreto, Paramana e Viração.

vista_ilha dos frades

Vista do Morro de Nossa Senhora do Guadalupe. Foto: Jotafreitas / Bahiatursa

pta de nossa senhora

Ponta de Nossa Senhora é a praia mais visitada pelas escunas. Foto: Jotafreitas / Bahiatursa.

 Mais frequentada e famosa dentre as praias da localidade, a Ponta de Nossa Senhora é o local perfeito para relaxar e curtir a natureza. O mar sem ondas é ideal para crianças. Na areia, barracas atendem o turista e servem cerveja gelada e pratos de frutos do mar. Situada no norte da ilha, é nessa praia que aporta a maioria das escunas. Aos domingos, o local fica bastante movimentado. Aproveite a visita e suba o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe, onde se encontra as ruínas da igreja de mesmo nome. Aí se tem a melhor vista da praia. 

cemitério_ilha dos frades

Pequeno cemitério ainda existe nas ruínas da Igreja Nossa Senhora do Guadalupe. Foto: Jotafreitas / Bahiatursa

No centro da Ilha dos Frades estão as praias de Loreto e Paramana. A primeira ficou conhecida pela grande piscina natural que surge na maré baixa, ótima para o mergulho. Na parte sul, numa pequena enseada, fica a pitoresca Igreja de Nossa Senhora do Loreto, que também merece uma visita.

coqueirais_ilha dos frades

Coqueirais enfeitam a Praia de Loreto. Foto: Apolônio Turismo

igreja nossa senhora do loreto

Igreja de Nossa Senhora do Loreto ainda está preservada. Foto: Apolônio Turismo

Paramana é bastante movimentada nos finais de semana e concentra algumas barracas que oferecem conforto ao turista. Possui um pequeno vilarejo, conhecido pelo mesmo nome, com casas de pescadores nativos e veranistas. As piscinas naturais e um trecho de Mata Atlântica, com riachos e cachoeiras, são outras atrações dessa bela praia.

barracas de praia_ilha dos frades

Em algumas praias, barracas oferecem um espaço agradável ao visitante. Foto: Apolônio Turismo

praia da viração

Praia da Viração é praticamente deserta. Foto: Apolônio Turismo

A mais deserta das praias tem Mata Atlântica, formações rochosas com um extenso coqueiral como moldura, areia branca e muita tranqüilidade. A praia da Viração se tornou a preferida dos adeptos do nudismo e daqueles que querem contato com a natureza sem interferência do homem. No local não há nenhuma infra-estrutura. O mar apresenta as mesmas características em toda a região, possibilitando banhos deliciosos em qualquer fase da maré.

Como chegar a Ilha dos Frades

 

escunas_ilha dos frades

Agências organizam passeios de escuna para a Ilha dos Frades. Foto: Apolônio Turismo

Há duas formas de chegar a Ilha dos Frades. A mais rápida é através de escunas que partem do Centro Náutico da Bahia. Durante a travessia, se tem uma belíssima vista de várias outras ilhas da Baía de Todos os Santos. O passeio custa entre R$ 35 e R$ 50 por pessoa. Há também a opção de seguir de Salvador para Madre de Deus através da BR-324, sentido Feira de Santana. São 32 km até o entroncamento com a BA-522, em direção a Candeias, e mais 20 km até o centro de Madre de Deus. Daí é possível pegar pequenos barcos que levam até diversos pontos da Ilha dos Frades.

Onde ficar na Ilha dos Frades

hospedagem_ilha dos frades

Casas de nativos viram pousadas para turistas. Foto: Apolônio Turismo

Muita gente aproveita a tranqüilidade do local para acampar em meio à natureza. Porém a maioria dos turistas conhecem a ilha em passeios de escuna que duram apenas um dia. Na ilha não há grandes hotéis. A hospedagem é geralmente oferecida em casas de nativos e pequenas pousadas bastante simples.

Conceição: 71 87146046

Evaldo:  71 81080377

Agenor: l71 99330429

 

Agências

Apolônio Turismo

71 33263974

www.apolonioturismo.com.br

 

Voyage Turismo Receptivo

71 32489003

www.voyagebahia.com.br/turismoreceptivo

 

Turismo Bahia

71 33442735

www.turismobahia.com.br