Praias

PRAIA DE ILHA GRANDE



Descoberta pelo navegador português, André Gonçalves em 1502, a Ilha Grande era habitada, na época, pelos tradicionais índios da região, os Tamoios. Entre os séculos XVI e XIX, com o desenvolvimento da colonização latino americana e as guerras entre as antigas potências colonizadoras tornou-se um local estratégico, para o tráfico de escravos e mercadorias. Sua fama ganhou ares internacionais.

Em tempos mais recentes dois presídios na Ilha abrigaram detentos comuns e políticos. Os escritores Graciliano Ramos, Orígenes Lessa e alguns revolucionários famosos da "Intentona Comunista de 32" ficaram detidos por lá. Essa mistura de presos é atualmente considerada o berço do crime organizado nacional. Uma dica é assistir o filme "Quase dois irmãos", da diretora Lucia Murat que narra exatamente essa passagem dos acontecimentos.


Ilha Grande

Ilha Grande oferece:

Notícias da Praia de Ilha Grande


Dicas dos Viajantes

Fotos de Ilha Grande Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho
  • ilha grande /rj
  • ilha grande/rj
  • ilha grande/rj
  • ilha grande/rj

Já conhece Ilha Grande ? Deixe seu Comentário
(1 Comentários enviados)

28/1/2014
Enviado por:
rodrigo mari
ilha grande
"to chegando la dia 8 de fevereiro"
Como Chegar em Ilha Grande

Exibir mapa ampliado

Barcas partindo diariamente de Angra dos Reis ou da vizinha Mangaratiba fazem a travessia de turistas e campistas para a Ilha Grande. Aproximadamente 1:30h depois de embarcar você estará na Vila do Abraão, centro turístico e comercial da Ilha.
Uma companhia chamada "Barcas S.A" faz a travessia com toda segurança e geralmente o mar é calmo. Uma pequena casa ao lado do píer na vila do Abraão serve de recepção aos visitantes que de lá podem avaliar e escolher o lugar e a pousada mais adequado a sua intenção na ilha.
A quantidade de barcas e horários de partida é relativamente pequena. A dica é chegar com antecedência para poder garantir o seu lugar, principalmente em vésperas de feriados prolongados.

Publicidade


Praias - Ilha Grande

Praias - Ilha Grande

Vila do Abraão
A praia que foi um dos principais pontos do tráfico de escravos e serviu de abrigo para piratas, atualmente, é o maior centro turístico e comercial da Ilha Grande: existem padarias, restaurantes, lanchonetes e sorveterias por lá.

Pouso
Um lugar tranqüilo e muito bonito. Quiosques a beira mar oferecem porções e bebidas. Vale a pena visitar a praia num fim de tarde e apreciar o retorno dos barcos pesqueiros.

Caxadaço
Considerada a praia mais bonita da Ilha Grande e uma das mais bonitas do Brasil. Com apenas 15 metros de extensão fica escondida entre a Mata Atlântica virgem e os rochedos. Um lugar cheio de magia, de difícil acesso.

Dois Rios
Uma praia com um rio de cada lado, o nome não podia ser outro. Lá estão as ruínas do Antigo Presídio Cândido Mendes. Um museu a céu aberto onde é possível ter contato direto com a história recente do Brasil.

Aventureiro
Muito procurada por campistas e surfistas mantém intacta sua cultura caiçara. Está bem próxima a praia do Sul e tem boa estrutura para servir de "base" para a galera que está atrás das ondas.

Araçatiba
Bastante freqüentada durante a temporada de verão é um dos principais centros turísticos da ilha.

Enseada das Estrelas
Um dos trechos da Ilha Grande mais exuberantes. Tem esse nome pela grande quantidade de estrelas do mar no fundo de suas praias: Fora, Camiranga, Iguaçu e Feiticeira, nesta última existe uma bela e famosa cachoeira de mesmo nome.

Voltar Ilha Grande oferece

Surf - Ilha Grande

Provetá
Primeira praia com ondas. Funciona melhor com uma ondulação consistente de sul e dificilmente passa de um metro.

Lopes Mendes (e Santo Antonio)
Com certeza a melhor e mais constante onda da ilha. Rápida e tubular quebra sobre os bancos de areia da bela praia. Direitas incríveis e perfeitas, sem uma gota de água fora do lugar podem ser surfadas. O canto direito recebe as maiores séries. Ondulações de S|SE são as ideais e as melhores condições estão nos meses de outono-inverno.

Praia do Sul (e do Leste)
Recebe ondulações de todos os quadrantes: S/SE/L. Um dos picos mais constantes da Ilha, com ondas manobráveis na primeira sessão e rápidas no inside. Ao lado direito da praia do Sul, um pequeno trecho de pedras leva até a praia do Leste.

Dois rios
A praia onde se encontram as ruínas do antigo presídio Cândido Mendes também oferece condições de surf. Quando a ondulação tem influência de leste o pico é a pedida. Ondas manobráveis fazem a cabeça da galera.

Voltar Ilha Grande oferece

Ecoturismo - Ilha Grande

Trilhas que cortam os 193km² da ilha levam as praias, cachoeiras e segredos, basta ter disposição e espírito de aventura. Mapas com a localização dos pontos turísticos a serem visitados são facilmente encontrados, tanto na internet, quanto na própria ilha.

Circuito Abraão
Um percurso de aproximadamente 2 km de extensão leva ao Mirante da praia Preta e a Cachoeira do Antigo Presídio. Uma trilha leve indicada para quem não tem muita experiência em longas caminhadas.

Abraão - Pouso
O caminho das pedras para a galera do surf. Uma trilha fácil e rápida que vai de encontro as melhores ondas da Ilha Grande: Lopes Mendes.

Pouso - Farol dos Castelhanos
Trilha longa e difícil. Leva você a um dos pontos mais inóspitos e incríveis da ilha. Muito procurada pelos mergulhadores e por turistas aventureiros que vão atrás do antigo e histórico farol.

Araçatiba - Gruta de Acaiá
Um dos passeios mais bonitos e interessantes da ilha. A incidência da luz solar nas águas da gruta cria um espetáculo natural de reflexos. O tempo de trilha é de seis horas e são aproximadamente 11 km de ida e volta. Trilha de dificuldade média.

Dois Rios - Caxadaço
Com certeza a trilha mais freqüentada e procurada da Ilha Grande. Estreita e fechada tem 4 km de extensão e termina num ponto da ilha totalmente inexplorado. Na opinião de muitos o mais bonito local da Ilha Grande.



Voltar Ilha Grande oferece
Turismo Cultural - Ilha Grande

Turismo Cultural - Ilha Grande

Freguesia de Santana
Uma igreja do século 18 no primeiro vilarejo da Ilha Grande é um passeio imperdível. Um lugar calmo, simples e de extrema beleza natural.

Presídios e pontos históricos
Presídios demolidos e desativados, construções da época do império, igrejas seculares e incontáveis lendas. A história do Brasil elegeu alguns lugares incríveis e místicos para servirem de cenário e a Ilha Grande com certeza é um dos principais.

Voltar Ilha Grande oferece
Mergulho - Ilha Grande

Mergulho - Ilha Grande

A Ilha Grande é um lugar muito procurado pelos mergulhadores que consideram o local como um dos melhores do mundo para a prática. Os pontos de mergulho são inúmeros e entre eles se destacam:

Lagoa Azul
Um mergulho tranqüilo em águas extremamente calmas agrada profissionais e amadores. Uma boa dica para quem nunca praticou mergulho submarino e tem vontade de experimentar.

Saco do Céu
Uma pequena baia forma uma piscina natural linda. No fundo desse incrível capricho da natureza é possível ver muitas espécies de peixes, crustáceos e moluscos. Um lugar que parece cenário de filme.

Saiba mais sobre mergulho na Ilha Grande (clique aqui)

Voltar Ilha Grande oferece

Serviços - Ilha Grande

Onde Ficar

Pousada Água Viva
(24) 3361 5166 / 3361 5156
www.ilhagrande.com.br/pages/pousadas/aguaviva/

Pousada O Pescador
(24)3361-5114
www.opescadordailha.com.br

Pousada da Sankay
(21) 3365 1090 / (24) 3365 4065
www.pousadasankay.com.br

Pousada Praia Vermelha
(24)3365-3501
www.pousadapraiavermelha.tur.br

Voltar Ilha Grande oferece
Crédito: Texto: Lucas Conejero / Fotos: Roberto Schimdt / Fotos Turismo Cultural e Mergulho: www.ilhagrande.com.br
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia