Praias

ILHÉUS



A principal cidade da Costa do Cacau, Ilhéus revela belezas de um mar azul esverdeado, rodeado de areias brancas e margeado por extensos coqueirais. Ao longo da orla central, os inúmeros ilhéus fluviais e marítimos justificam o nome da cidade.

A Baía é ótima para a prática de esportes náuticos, como windsurf, laser, hobby-cat e caiaques. A Mata Atlântica velada, habitat de espécies raras como o mico-leão-dourado, os rios, lagoas e cachoeiras dão o tom deste paraíso ecológico, reduto vivo dos anos áureos de império dos coronéis do cacau.

A história da cidade se confunde com a própria história da economia nacional no século XIV, quando a matéria-prima do chocolate - esta iguaria apreciada no mundo todo -, era o produto central de exportação do país. Ilhéus abrigava o principal porto de escoamento da produção e fervilhava de pessoas, dinheiro, luxo e riqueza. O intenso intercâmbio com a Europa transformou a cidade em um verdadeiro caldeirão cultural, entoado pela prosa do célebre Jorge Amado em seus vários romances, traduzidos em diversas línguas.

Toda a opulência dos anos majestosos do "ouro negro" é, ainda hoje, exibida na arquitetura local, com suas ruas e praças de paralelepípedo, casarões e bares, como o Vesúvio, cenário de "Gabriela, Cravo e Canela" - romance de Amado - e onde, outrora, coronéis e intelectuais se reuniam.

Surgida há 465 anos, a antiga sede da capitania oferece uma estrutura completa de hotéis de luxo, pousadas, agências de turismo receptivo e uma variedade de restaurantes, onde se degusta o melhor da culinária baiana, regada a dendê e pimenta nos abundantes frutos do mar.

Ilhéus

Ilhéus oferece:

Matérias relacionadas de Ilhéus

Dicas dos Viajantes

Fotos de Ilhéus Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho
  • ilhéus/ba
  • Ilheus/ba
  • ilheus/ba
  • ilhéus/ba

Já conhece Ilhéus ? Deixe seu Comentário
(7 Comentários enviados)

15/10/2012
Enviado por:
urânia elias de carvalho
saudade da minha terra
"sou da bahia... a 4 anos e meio moro em vila velha e.s. que saudade da minha bahia...."
7/8/2012
Enviado por:
fernando paulo
viver em ilheus
"quem me poderá fornecer informações sobre o custo de vida e social em ilheus? sou português e quero ir morar aí, estou aposentado, quanto preciso para poder viver aí ? obrigado"
18/6/2012
Enviado por:
renata
liiiindo
"ainda não tive o prazer de conhecer ilheus,mas pude ver pelas fotos q é liiindo demais!!! mnha proxima viagem ja tem destino certo!!!"
28/11/2011
Enviado por:
mario feliciano da silva
pereiras ilheus
"estive la duas vezes vou te contar e as prais mais lindas que ja vi limpas e calmas"
13/11/2011
Enviado por:
silvana
"sou de ilheus mais moro em sp ,estou com saudades beijooooooooooo ilheus querido."
12/11/2011
Enviado por:
lais
ilheus nossa cidade linda.
"cidade muito linda."
17/10/2011
Enviado por:
eliel
"adoro minha cidade linda!!!so não habito nela por fauta de emprego..te amo ilhéus!!!!"
Como Chegar em Ilhéus

Exibir mapa ampliado

Está a 464 km de Salvador

Sair de Salvador pela BR-324 e seguir direto até a BR-101 com destino a Itabuna, de onde pode seguir pela BA-262 até Ilhéus. Uma outra opção é seguir a BR-101 até o entrocamento com Uruçuca e seguir até Ilhéus pela BA-001.

De ônibus, sair do Terminal Rodoviário de Salvador pela empresa Águia Branca tel.: (71) 4004.1010

Para maiores informações sobre as condições das estradas acesse o site do DNIT.

Via Aérea
Sair de Salvador com destino a Ilhéus em vôos diretos pelas empresas Tam (0300-123-1000) e Gol(0300-789-2121). Vôos diários.
Aeronaves partem também do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Via Marítima
O Porto do Malhado serve de ancoradouro para navios vindos de todas as partes do mundo.

Publicidade


Praias - Ilhéus

Praias - Ilhéus

Praia de São Miguel:
Uma bela praia, com um vasto coqueiral, areias alvas e águas tranqüilas. A infra-estrutura inclui barracas e pousadas, situadas na vila local de pescadores.

Praia Boca da Barra - Pinah:
Uma prainha bem pitoresca, com muitas cabanas e caiaques disponíveis para um delicioso passeio. O mar local apresenta ótima piscosidade, com a ocorrência de espécies procuradas (robalo, carapeba, tainha e curimã).

Praia da Avenida:
Com localização central, a praia passou por uma forte intervenção governamental para o tratamento de suas águas. Seus principais atrativos estão na sua orla, onde foram construídas quadras poli-esportivas, uma ciclovia, concha acústica, o circo Folias da Gabriela e o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Praia do Cristo
Como seu próprio nome pressupõe, nela há uma estátua do Cristo Redentor bastante procurada para visitação. Suas águas são recomendadas para algumas práticas esportivas, como passeios de caiaque, jet-ski e hobby-cat.

Praia da Concha
Uma praia com pequenas dimensões, que abrange apenas 100 m de extensão. Dela se tem uma boa vista da Baía do Pontal e da Praia da Avenida. Situada na base do Morro do Pernambuco, ainda mantém focos da vegetação nativa mesclada a muitos coqueiros. Suas águas são calmas e apropriadas para banho.

Praia do Sul de Ilhéus:
Marcada por um denso coqueiral e resquícios de Mata Atlântica, esta praia urbana é uma das mais freqüentadas da cidade. Em toda a sua extensão é grande o número de barracas especializadas em comidas típicas. Na água, trechos de arrecifes e piscinas naturais, com fundo de areia, são procurados para mergulhos e surf.

Praia do Cai N´Água:
Com barracas bem equipadas, águas límpidas e tranqüilas em muitos pontos, a praia é perfeita para a família. Situada dentro do povoado de mesmo nome, conta também com inúmeras casas para o veraneio.

Praia do Pontal:
Curiosamente limpa, já que se situa no estuário dos rios que compõem a Bacia de Ilhéus, a Praia do Pontal é também muito tranqüila. Local de largada das etapas do Campeonato Mundial de Triatlon, realizadas em Ilhéus, é ótima para boas nadadas, além de passeios de caiaque e jet-ski.

Praia do Norte
Mesclando uma faixa de coqueiros com Mata Atlântica nativa, a praia tem o Rio Almada correndo em paralelo por muitos km. Possui cabanas padronizadas e uma extensa ciclovia. Boa para banho, caminhadas, surf e pesca (carapeba, tainha, robalo e pescada).

Praia Mar e Sol
Excelente para boas caminhadas e banho, a praia também converge a prática de vários esportes, como caminhadas, ciclismo, pesca e futebol. Além das barracas de praia, ainda existem pontos de venda de artesanatos e objetos artísticos (tecidos pintados à mão, gravuras em metal, óleo sobre tela, camisetas com pinturas individualizadas, etc). Com a maré baixa, o mar ainda forma piscinas naturais de águas quentes e cristalinas.

Praia do Jóia:
Com uma grande faixa de coqueiros, muitas barracas e cabanas de praia, esta praia é ideal para uma boa caminhada e um delicioso banho de mar.

Praia dos Coqueiros:
Possui ótima infra-estrutura, com pousadas de bom nível e muitas cabanas especializadas em tira-gostos. A praia é indicada para banho e caminhadas, contando ainda com jangadas para a pesca em alto mar.

Praia Ponta da Tulha:
Com um vasto coqueiral, comum nas praias da região, a Ponta da Tulha conta com inúmeras pousadas, casas de veraneio, bares e cabanas, todos circulados por uma vila de pescadores.

Praia dos Milionários
O nome deve-se ao fato de que antigamente era freqüentada pelos ricos coronéis do cacau. Hoje, é a mais procurada do litoral sul pelos banhistas e turistas, apresentando uma extensa faixa areia margeada por um coqueiral. Sua infra-estrutura inclui um camping, várias cabanas padronizadas, chuveiros e sanitários.

Praia Cururupe
Praia rica em manguezais possui também cabanas e caiaques para aluguel. Tem um grande significado histórico, já que o local foi palco de uma batalha em 1559, que quase dizimou a aldeia dos índios tupiniquins.

Praia do Back Door
Primeira praia do distrito de Olivença é caracterizada por suas grandes ondas. Em virtude disso tornou-se sede dos mais importantes campeonatos do esporte realizados no estado. Para o banho, no entanto, a praia é desaconselhada.

Praia de Batuba
Sua paisagem mistura um vasto coqueiral e muitos arrecifes. É muito freqüentada, principalmente por surfistas, que não dispensam suas boas ondas. No local existem vários restaurantes especializados em frutos do mar e um bom camping, com adequada infra-estrutura.

Praia de Canabrava
Uma das praias prediletas pelos veranistas, possui inúmeras casas e chalés para aluguel. Sua paisagem mistura coqueirais, recifes de corais e grandes empreendimentos turísticos (resorts).

Praia de Acuípe
Possui uma paisagem peculiar, mesclando a vegetação de restinga com um belo coqueiral. Em Acuípe, vários hotéis e pousadas estão instalados, oferecendo ao visitante ótima infra-estrutura. A praia é boa para caminhadas, banho de mar e pesca de molinete.

Voltar Ilhéus oferece

Surf - Ilhéus

Como se não bastassem todas suas belezas, seu clima e sua natureza, Ilhéus possui também uma grande faixa de praias perfeitas para o surf. O trecho compreendido entre as cidades de Ilhéus e Olivença, reúne boa parte dos "picos" e já foi o berço de alguns talentos reconhecidos do surf, como o agora veterano, Jojó de Olivença.

O mar de Ilhéus sempre foi requisitado para competições, fazendo parte do calendário oficial da confederação e sediando importantes etapas do campeonato brasileiro. Até Olivença são pelo menos seis points, com características que agradam a todos os gostos. Caia n´Água, Batuba, do Sul (de ondas pequenas, fundos de pedra e areia), a concorrida Back Door (preferida dos surfistas, mas perigosa para banho) e a do Norte (uma das mais bonitas, apresentando ondas pequenas e fundo de areia).

Voltar Ilhéus oferece

Povoado de Serra Grande e Represa - Ilhéus

Serra Grande conserva 20km de praias primitivas em meio a águas claras e mornas, que dividem a paisagem com as ainda remanescentes fazendas de cacau.


No povoado, a cerca de 300m do nível do mar, descortina-se uma vista deslumbrante do trecho do litoral que vai até a cidade de Ilhéus. Tranqüilidade é a palavra de ordem neste lugarejo rústico, cercado de extensos coqueirais, riachos e cachoeiras.


A Represa, que também leva o nome da cidade, é conhecida por suas propriedades terapêuticas e vale um bom mergulho. Aproveite para adquirir as belas peças do artesanato local.


Como chegar
Através da BA-001, no sentido Ilhéus - Itacaré. Após percorrer 33 km, avista-se à direita a Vila de Serra Grande. Partindo da Praça da Vila, após 5 minutos de caminhada chega-se à Represa de Serra Grande.

Voltar Ilhéus oferece

Reserva Biológica e Ecoparque de Una - Ilhéus

Administrada pelo Governo Federal, a Reserva Biológica de Una é considerada, por cientistas e ambientalistas, uma das mais importantes de todo o mundo. Nela, o governo faz um grande trabalho de preservação ecológica das inúmeras espécies ameaçadas de extinção que a Reserva abriga nos seus 11 mil ha, como jaguatiricas, iraras, quatis e gaviões-morcegueiros. As visitas são concedidas pelo IBAMA apenas para fins científicos.


A 19 km da Reserva Biológica, passando pelas belas praias do litoral sul de Ilhéus, o Ecoparque de Una começa em meio a um seringal, de onde se pode observar a extração artesanal da borracha. Trilhas em seu interior levam até uma passarela suspensa cerca de 20 m na copa das árvores, com uma vista privilegiada da Mata Atlântica. Durante o passeio, é comum a "visita" dos simpáticos micos-leão-dourados. O prêmio final é um banho refrescante nas águas do Rio Maruim.


É necessário programar a visita com antecedência junto ao IBAMA.

Voltar Ilhéus oferece

Centro de Recuperação do Bicho Preguiça - Ilhéus

O Centro de Recuperação do Bicho Preguiça está localizado dentro da Mata Atlântica, área do Centro Educativo da Natureza, na CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira). Este centro, que tem como finalidade recuperar e re-introduzir o bicho-preguiça em seu habitat, ganhou o Prêmio Natureza de 1998.


O mesmo espaço já foi utilizado por outro projeto de grande sucesso, voltado para a proteção do Mico-leão Baiano. Atualmente, esta espécie vive em total liberdade, sendo apenas monitorada na Reserva Biológica de Una.


Os animais do Centro de Recuperação fascinam os visitantes pela semelhança com bichinhos de pelúcia e sua docilidade no convívio com os humanos. Durante os passeios, que duram em média 4 horas, podem ser vistas outras espécies de animais e plantas oriundas da Mata Atlântica.


Para conhecer o Centro, o turista deve programar a visita com antecedência. Essa programação pode ser feita no departamento de Relações Públicas do CEPLAC, na BR-415 (Rodovia Ilhéus/Itabuna), Km-22, tel (73) 3214-3014/3016/3013.


No final do passeio, não deixe de adquirir os "bottons" e camisetas ecológicas do projeto, cuja receita é reinvestida no programa educativo.

Voltar Ilhéus oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia