Praias

ITACARÉ



Protegida por um cinturão de Mata Atlântica, Itacaré se abre em uma vasta extensão de praias paradisíacas, rodeadas por coqueirais e areias brancas. Rios, imponentes cachoeiras, matas virgens, restingas e manguezais completam o estonteante cenário natural deste verdadeiro santuário ecológico primitivo, chamariz para a prática de rapel, rafting, passeios de canoas, caminhadas, trilhas ecológicas e o melhor do surf em praias de ondas perfeitas.

A cidade surgiu às margens do Rio de Contas, a partir da fundação da Igreja de São Miguel, que passa a dar nome ao povoado; São Miguel da Barra do Rio de Contas. Somente em 1931, passou a chamar-se Itacaré.

A arquitetura local é marcada pelos antigos casarões e sobrados, fruto dos quase 100 anos de extravagância e prosperidade, decorrente da produção cacaueira desta que foi a principal rota de escoamento do cacau, parte marcante da história baiana. A cidade dispõe de uma infra-estrutura completa, incluindo resorts de luxo, além das pousadas.

A rua Pedro Longo concentra a maior parte dos bares e restaurantes, onde é possível saborear delícias típicas da região e a famosa pizza a metro. O agito fica por conta do tradicional forró pé-de-serra ou, se preferir, da moderna música eletrônica

Itacaré

Itacaré oferece:


Dicas dos Viajantes

Fotos de Itacaré Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Itacaré ? Deixe seu Comentário
(11 Comentários enviados)

6/2/2013
Enviado por:
jean
furto
"bastante cuidado pois após entrar no mar da titirica, quando voltei já tinhas levado meus pertences."
19/11/2012
Enviado por:
washingtol luiz s ferreira
melhor transporte
"muito lindo com todas as praias e com muito passeios espetaculares, o unico preblema e para chegar de salvador demora muito se perde o dia todo pos o ônibus leva 5 horas."
1/10/2012
Enviado por:
richard
passeio de jeep4x4
"quer conheceritacare e regiao pelas estradas de terra?aventura,passeio de jeep 4x4,4ptas,ar-cond,equipados p trilhas,consulte nos 71 91445426 ou pantaneiro4x4@hotmail.com"
10/7/2012
Enviado por:
lu
morar em itacare
"]sou de uberlandia, fiquei curiosa em saber mais sobre a cidade em si. minha familia esta pensando em se mudar e uma das nossas opcoes e itacare, como é viver nesta cidade: tem escola e infra estrutura, muita criminalidade,"
5/6/2012
Enviado por:
marinalva sousa amorim
viagens
"conheço muito lindo."
22/2/2012
Enviado por:
a
nao gosti
"nao gostei"
16/2/2012
Enviado por:
sandra costa
tô voltando ao paraíso -
"fui, amei e estarei retornando para aquele paraíso. a praia de jeribicaçu é inesquecível..."
21/1/2012
Enviado por:
jussara guedes
quero conhecer boipeba e itacare rio de contas
"existe excueões saindo de salvador com este roteiro gostaria de particirar, incluindo norro de s. paulo"
26/12/2011
Enviado por:
van dijk
maravilhosas praias do litoral bahiano
"boa noite. a materia de vc, sobre itacare é otimo, gostaria de ter 1 oportunidade de conhecer este litoral maravilhoso."
Como Chegar em Itacaré

Exibir mapa ampliado

Está a 428km de Salvador

Sair de Salvador pela BR-324 até o entroncamento com a BR-101 sentido Ilhéus, passando por Itabuna ou Uruçuca. A partir de Ilhéus, seguir pela BA-001 até Itacaré. São 65 km pela estrada ecológica.

De ônibus, a empresa Águia Branca - tel.: (71) 4004.1010, disponibiliza linhas diretas Salvador-Itacaré.



Via Aérea
A Tam (0300-123-1000) e Gol (0300-789-2121) mantêm vôos diários para Ilhéus, partindo de Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

A partir de Ilhéus, existem ônibus saindo do terminal rodoviário, para a localidade.

Via Marítima
Aportar em Ilhéus, no Porto do Malhado.

Publicidade


Praias - Itacaré

Praias - Itacaré

Jeribucaçu, Hawaizinho e Burundanga:
Estas três maravilhas apresentam características bem parecidas. São praias semidesertas, desbravadas, geralmente, por praticantes de trekking e aficionados por um bom surf. O isolamento se justifica pelo difícil acesso, feito somente por mar ou pelas trilhas que cortam a mata nativa. Os obstáculos encontrados no caminho fazem delas as praias mais preservadas de toda a Itacaré.

Praia da Coroa:
A praia é a mais central da localidade, já que se estende em paralelo à Avenida Beira Mar. Possui areias bastante extensas, ideais para o beach soccer, vôlei de praia e caminhadas. A grande curiosidade do local ocorre com a mudança da maré, que cheia apresenta águas salgadas, e na vazante, praticamente doce.

Praia da Costa:
Como a maioria das praias de Itacaré, é considerada perfeita para o surf. As águas, apesar das ondas, oferecem condições para o banho em quase todas as fases da maré. A infra-estrutura do local é boa, com acomodações e barracas de praia.

Praia da Ribeira:
Esta praia é uma das mais belas de toda a Itacaré, apresentando uma faixa larga de areias alvas e águas boas para o banho. O grande destaque do lugar fica por conta do singelo Riacho do Ribeira, que corta as areias da praia e ainda tem suas águas represadas numa piscina de concreto. A partir deste ponto inicia-se uma trilha ecológica em direção à linda "Prainha".

Praia de Itacarezinho:
Maior praia de Itacaré, com cerca de 12 km, conta com belas paisagens, que misturam coqueiros, manguezais e areias "intermináveis". No local, uma linda bica de água doce despenca direto na areia, proporcionando aos visitantes banhos deliciosos. Em toda a sua extensão, apresenta alguns trechos de areias desertas e vários pontos excelentes para o mergulho.

Praia do Rezende:
Praia semideserta e de boa localização, apresenta ondas de força moderada, que propiciam o banho em qualquer fase da maré. Suas areias são margeadas por duas grandes elevações rochosas, que separam a enseada das outras praias. O local oferece boa infra-estrutura, já que se encontra bastante próximo ao centro.

Praia de São José:
Super isolado, talvez seja este o local que sintetiza melhor as belezas de Itacaré. Em meio à Mata Atlântica, descortina-se uma bela enseada, de mar azul e transparente, ideal para um surf de alto nível. Mesmo sendo semideserta, apresenta razoável infra-estrutura.

Praia da Tiririca:
É aqui que acontecem as maiores competições de surf da região. Uma bela enseada de águas esverdeadas que também oferecem boas condições para banho. As barracas instaladas na praia oferecem ao turista boa infra-estrutura, com o preparo de deliciosos pratos típicos.

Praia do Centro:
Como o próprio nome pressupõe, fica localiza dentro da área urbana da cidade. Suas águas misturam rio e mar, apresentando boas condições para banho durante a vazante da maré. Nestas ocasiões, surgem bancos de areia que permitem caminhadas de encontro ao mar, que se distancia das muretas da orla. Apresenta boa infra-estrutura, com pousadas e barracas de praia.

Praia do Ciríaco:
Cercada de uma natureza exuberante e isolada do resto das praias, é bastante procurada para a prática do "top less". No local, há uma pequena caverna habitada por centenas de morcegos, chamados pelos nativos de "ciroácos". Pela dificuldade no acesso, ainda não conta com grande infra-estrutura.

Praia do Pontal:
Localizada em frente à foz do Rio de Contas, com mais de 10 km de extensão, a praia tem acesso difícil, feito apenas por embarcações fretadas. Suas ondas são fortes, tornando-a perigosa para o banho. Seu fundo de areia, no entanto, faz com que o surf seja mais seguro.

Praia da Engenhoca:
Em baixo das sombras dos coqueiros, a sensação de paz é completa. A paisagem ainda inclui, extensas areias, Mata Atlântica intocada e um mar revolto, que propicia um dos melhores surfes de Itacaré.

Praia de Piracanga:
Um pedacinho do paraíso encravado no coração do santuário ecológico do Rio Piracanga, local que apresenta um dos ecossistemas mais preservados de toda a região. Sua biodiversidade inclui espécies nativas da flora e da fauna, como o mangue, pau-brasil, garças, mico-leão-dourado, entre outros.

Prainha:
Eleita pelas principais revistas de turismo, como sendo uma das 10 mais belas praias do país, a Prainha encontra-se quase "privatizada", cercada por propriedades particulares, que regulam o seu acesso. Para chegar a este milagre da natureza, percorre-se uma trilha de aproximadamente meia hora, cortando trechos de mata nativa e belas cachoeiras, fazendo com que qualquer esforço seja recompensado.

Praia da Concha:
É a que mais fica perto da cidade e a mais frequentada. Possui águas calmas, praticamente sem ondas, e traz na sua paisagem um mar esverdeado e muitos coqueiros. Várias cabanas servem bebidas e tira-gostos, fazendo dela o point mais agitado de Itacaré no Verão.

Voltar Itacaré oferece

Surf - Itacaré

Dona das melhores ondas na Bahia, Itacaré oferece ao seu visitante, além de muitos agitos, uma ampla diversidade de ondas em decorrência da variedade topográfica de seu litoral. Entre o outono e o inverno, período em que as ondas atingem até 3m de altura, a cidade fica repleta de surfistas, principalmente no mês de julho. Os principais points deste paraíso do surf são:

Tiririca:
Principal palco de competições, dois picos se destacam: do lado esquerdo, junto ao morro, quebram excelentes direitas bem cavadas, enquanto que na fronteira com a praia do Resende, quebram esquerdas mais extensas e menos tubulares. Praia mais freqüentada pelos surfistas, suporta swell de até 10 pés, mas sem canal. Fica a 1 km do centro da cidade.

Engenhoca:
Melhor beach break, o fundo suporta até 8 pés com excelentes esquerdas e algumas direitas junto ao morro. O melhor swell é de sudeste, sul e leste, sem vento ou com nordeste ou sul fraco.

Corais:
Único reef break da região, suporta até 12 pés com excelente formação para a direita. Apesar de não ter proteção para o vento, possui ondas longas e tubulares.

Boca da Barra:
Com uma das ondas mais compridas de todo o Brasil, seu fundo de areia é formado pelo assoreamento do rio de Contas.

Havaizinho:
Com fundo de areia formado pela foz do rio Almada, possui ondas com excelente formação para os dois lados. É considerado um dos melhores picos da região.

Itacarezinho:
Beach break com vários bancos de areia, que formam excelentes valas.

Camboinhas:
Beach break com boas esquerdas junto ao costão de pedras. As ondas chegam até 10 pés nos swells de sul, mas fecham muito. O melhor swell é de sudeste e leste, sem vento ou com nordeste fraco.

Jeribucaçu:
Bom beach break, as ondas são mais cheias do que em Engenhoca. Com pouca proteção do vento, o pico fica no meio da praia.

Prainha:
Beach break que rivaliza com Engenhoca, suporta bem qualquer swell.

Costa:
Pouco surfada devido à proximidade com Tiririca, possui dois picos bem definidos: ao lado do morro esquerdo, quebra direitas rápidas, curtas e tubulares, ao lado do morro à direita, esquerdas um pouco mais longas, mas não menos tubulares.

Resende:
Ondas boas e tubulares para os dois lados. O pico fecha quando o mar sobe.

Pontal e Piracanga:
Desertas e planas, oferecem condições seguras para a prática do surf, devido à ausência de rochas perigosas. Estão localizadas ao norte da foz do rio de Contas.

Voltar Itacaré oferece

Trekking em Itacaré - Itacaré

A natureza realmente foi bastante generosa com esse pedaço de terra no sul da Bahia. A Costa do Cacau realmente é um lugar único, dotado de muitos destinos extasiantes. Dentre os mais procurados, Itacaré talvez seja aquele mais versátil em termos de eco-esportes. Seus rios, cachoeiras e matas são o palco perfeito para excelentes trekkings, regados à água gelada das cascatas e recompensados pela singularidade de sua natureza.

Trilha do Costão:
São 06 horas de duração. A caminhada começa em Arruda. Trekking de dificuldade média, passando por seis praias (Arruda, Jeribucaçu, Engenhoca, Hawaizinho, Camboinha, Itacarezinho). O percurso mescla estas praias, os costões rochosos da região e as trilhas dentro da mata, passando por mirantes maravilhosos.

Trilha Refúgio dos Anjos:
Também com 06 horas de duração e médio grau de dificuldade. O trekking passa por uma lindíssima cachoeira e uma piscina natural. Para finalizar, o andarilho pode aproveitar e fazer um delicioso lanche da roça, cercada pela primazia do ambiente.

Voltar Itacaré oferece

CACHOEIRAS DE ITACARÉ - Itacaré

Conhecida como paraíso dos surfistas, Itacaré é também pico do ecoturismo na Costa do Cacau. Praias de ondas fortes e extensos coqueirais dividem a paisagem com rios e cachoeiras, entocados em meio à Mata Atlântica.

A pequena queda d´água da Ribeira, rodeada de rochedos e mata espessa; a Cachoeira da Usina, na bela Fazenda Providência, rota principal da produção cacaueira no auge do chamado "ouro negro"; as águas límpidas e volumosas da Cachoeira do Carioca; os 40 m de altura de uma das maiores quedas d´água da região na Cachoeira Pancada Grande, também conhecida como Véu de Noiva; as cachoeiras do Pinheiro, do Adorno, Rio do Engenho e outras tantas tornam a cidade de Itacaré um verdadeiro paraíso ecológico, em uma mistura de águas doces e salgadas em meio a uma fauna e flora intactas. Destino certo pra quem quer relaxar e curtir o que a natureza tem de melhor.

O grande destaque fica por conta da Cachoeira do Cleandro que, em meio às belezas naturais do Rio de Contas, contempla o visitante com seus 20 m de queda d´água, formando uma piscina natural ótima para banhos.

A cachoeira fica dentro de uma fazenda com roça de cacau, cravo e criação de gaiamum, além de um restaurante com boas opções de petiscos e bebidas. O visitante pode optar por seguir de barco ou canoa pelo Rio de Contas até o Rio do Engenho (cerca de 30 minutos) ou aproveitar a natureza dentro da fazenda, em uma caminhada de 10 minutos até as três belas quedas da cachoeira.

Dica: esse passeio é feito por agências locais. Os pacotes variados, a cargo do cliente, incluem alimentação, trilhas interativas, banhos, refrigerantes, cervejas, água de coco, rede para descanso, entre outros.

Voltar Itacaré oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia