Praias

Itanhaém

Cama de Anchieta é uma das nove maravilhas da Baixada Santista


A Cama de Anchieta, uma formação rochosa entre o costão da Praia do Sonho e o mar, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Segundo a lenda, por sua semelhança com uma cama, o local tornou-se o preferido do Padre José de Anchieta, reconhecido por inúmeros milagres no Brasil e no exterior e por ter catequizado diversos índios por todo o litoral paulista. Era lá que o jesuíta descansava e buscava inspiração para compor seus poemas e versos durante o período em que viveu na região, no século XVI.

 

Cama de Anchieta

 O local tornou-se o preferido do Padre José de Anchieta/divulgação

 

Além da procura, a Cama de Anchieta foi eleita recentemente, com 107 votos, uma das nove Maravilhas da Baixada Santista. O concurso realizado em 2007 pedia para que os leitores acessassem o site do jornal A Tribuna no período de 14 de outubro a 29 de novembro e escolhessem os locais mais belos das nove cidades da região. A Cama de Anchieta foi uma das vencedoras, inclusive, pela estrutura que oferece. Para receber os visitantes, foi construída uma passarela que vai da gruta Nossa Senhora de Lourdes até a região. Feita com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico (planta que substitui madeiras nativas tradicionais), a ponte tem 220 metros de comprimento por 1,60 de largura, proteções laterais e deques suspensos para ultrapassagem de obstáculos - características que permitem também o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Passarela de Anchieta

Passarela construída para receber os visitantes/divulgação

 

Reforçando a importância da passagem do beato em território brasileiro, foram colocadas placas de madeira talhada que retratam alguns detalhes de sua vida, a exemplo do período em que catequizou os índios. Entre dezembro/janeiro também acontece uma encenação teatral ao ar livre sobre a aparição da Virgem Santíssima ao Padre José de Anchieta.

 

encenacao

 Encenação da aparição da Virgem Santíssima/divulgação

 

A passarela para a Cama de Anchieta foi inaugurada em maio de 2006 e tem entrada gratuita.

  

Conheça Itanhaém no Guia do Litoral

Hospedagem em Itanhaém

Hotel Pousada Paraíso Tel (13) 3426-1290 e (13) 3427-2551 www.hotelpousadaparaiso.com.br Chalés e Imobiliária Satélite Praia Tel(13) 3422-3262 ou 13 3422-3223 ou 9713-1262 www.satelitepraia.com.br Confira algumas publicações sobre Itanhaém no Guia do Litoral Queimada Grande/ Queimadinha: Fauna, Flora e outras curiosidades atraem mergulhadores a Itanhaém
Raquel Santos - 23/10/2008