Praias

Juquehy

Beleza, infra-estrutura e alta gastronomia no litoral norte de São Paulo

Raquel Santos - 29/9/2008

Roberto Schimdt
Juquehy
A praia é ideal para um passeio em família

São três quilômetros e meio de areia fina e branca, mar calmo no canto esquerdo da praia e boas ondas do outro - ideal para a prática de surf -, águas transparentes e uma das melhores infra-estruturas de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Assim é Juquehy, considerada uma das mais belas orlas da região. Apesar de não ter o glamour de Camburi nem o sossego da Barra do Sahy, outras duas referências locais, é um dos pontos mais indicados para um passeio em família. Além do banho de mar e daquela esticada sobre a canga para relaxar ao sol, o turista tem ainda opções de roteiros náuticos às ilhas Montão do Trigo e Cambaquara. O programa pode durar o dia inteiro e é muito disputado, mas é preciso verificar as condições dos ventos e marés antes de partir.

Praia de Juquehy
Juquehy é considerada uma das mais belas orlas de São Sebastião.

Pertinho da praia, existem dois pequenos shoppings, comércio, incrementados hotéis, pousadas - a maioria inaugurada depois de 2000-, condomínios e restaurantes. Dentre as opções de hospedagem, por exemplo, confira os destaques que o Guia do Litoral preparou para você em serviços.

Para aqueles que não dispensam o conforto dos hotéis e pousadas, mas preferem fazer suas refeições fora deles, o conhecido Chapéu de Sol é uma boa pedida. Pé na areia, o restaurante oferece pratos que seguem uma linha mais tradicional, à base de peixes e frutos do mar.

Outro restaurante que vale a pena a visita é o Gulero. Inaugurado em novembro de 2000, o estabelecimento fica no prédio histórico mais antigo de Juquehy, construído em 1867. Próximo da praia e da igreja matriz, o lugar é amplo e confortável, dividido em cinco ambientes: bar e sala de espera, um salão interno com lareira (bastante requisitado no inverno), dois salões avarandados com muito verde e o pátio aberto rodeado por árvores frutíferas, como uma frondosa jaqueira que, conforme a época, fornece a matéria-prima para a caipirinha e para a mousse de jaca. A iluminação à luz de velas em muitas mesas deixa o clima mais romântico em meio a um cenário tropical. A comida, equiparável à dos restaurantes mais estrelados da cidade de São Paulo, é elaborada pelo chef Ricardo Ken, neto do pintor japonês Massao Okinaka. O cardápio fixo é propositalmente reduzido porque diariamente há sugestões diferentes, de acordo com os ingredientes mais frescos disponíveis.

Agora se a fome pedir apenas um petisco, o Santa Maré Creperia é famoso por servir crepes que levam o nome dos moradores da região. Vale experimentar o "anadir", com mussarela, shitake e molho bechamel ou os doces, como o "dulcinha", com banana, chocolate, chantilly e sorvete.

Crepe dulcina. Divulgação

Vale lembrar que a sofisticação de Juquehy tem seu preço. Os valores cobrados na região nem sempre são convidativos.

Serviço CHAPÉU DE SOL Av. Mãe Bernarda, 2001/2005 Tel (12) 3863-3028 GULERO Av. Mãe Bernarda, 271 Tel (12) 3863-1397 SANTA MARÉ CREPPERIA Av. Mãe Bernarda, 2002 Tel (12) 3863-2946.

Hospedagem em Juquehy

Pousada Bico Verde www.pousadabicoverde.com.br/2.html Tel (12)3863-2567 Pousada Montão do Trigo www.pousadamontaodotrigo.com.br Tel (12)3863-1129 mais hotéis e pousadas em Juquehy Saiba mais sobre Juquehy no Guia do Litoral