Praias

MARAÚ



Inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Península de Maraú, este santuário ecológico revela uma variedade de ecossistemas costeiros, compreendendo águas interiores, estuários e o vasto Oceano Atlântico, bem como ecossistemas fluviomarinhos e terrestres, com uma diversidade de praias, restingas, recifes coralinos, manguezais, campos naturais e tipos florestais da Mata Atlântica com uma variada fauna e flora.

Do mirante na cidade alta, descortina-se uma bela vista do estuário de Maraú e da cidade baixa, incluindo a ampla área de feira e as embarcações do atracadouro. A beleza da cidade conquistou o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de "O Pequeno Príncipe", que chegou, inclusive, a manter residência no povoado.

A importância de Maraú nos séculos passados se revela, ainda hoje, nos prédios de arquitetura antiga, em estilo português, do século XVIII.

Maraú

Maraú oferece:


Dicas dos Viajantes

Fotos de Maraú Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho
  • maraú/ba
  • marau/ba
  • maraú/ba
  • Maraú/BA

Já conhece Maraú ? Deixe seu Comentário
(22 Comentários enviados)

10/2/2012
Enviado por:
vera rigatto
informação errada!
"com a maré baixa, é possível percorrer de carro uma grande extensão do litoral... é triste ver um comentário desse num site de informação, de um local que se busca preservar, evitando qq equip. motorizado a rodar pela praia."
22/2/2011
Enviado por:
joão
lugar maravilhoso!!!
"também conheço este site. recomendo mesmo.... a href=www.peninsulademarau.net.br www.peninsulademarau.net.br /a"
22/2/2011
Enviado por:
andre
península de maraú
"é um lugar fantástico. belas praias, natureza, paz. tem um site bem legal que também fala da bela península de maraú, é bem atualizado: www.peninsulademarau.net.br"
26/10/2010
Enviado por:
marcus paulo
markinhos
"lugar especial demais. voltarei sempre."
7/10/2010
Enviado por:
eli costa de melo
casas para comprar
"gostaria de conhecer marau porque e a cidade da minha mae como faco para alugar uma casinha simples com quintal obrigada aguardo resposta.meu telefone é 0213287-8720"
24/11/2009
Enviado por:
graziela santos de souza
a beleza de maraú
"eu amo maraú poi nasci lá. maraú tem beleza a beleza que deus deixou."
5/11/2009
Enviado por:
thais
paraiso
"conheço, e jamais vou me esquecer dos dias q passei em itaipus de fora, só tenho a agradecer a deus a tamanha beleza q nos foi dada..."
24/7/2009
Enviado por:
maria denize silvasantos
"maraú é um pedacinho da bahia que amo muito nasci nesta terra abençoada,cidade linda ,acolhedora vista maravilhoasaum porto que deveria ser mais valorisado, navio de todo calibre pode ser atracado.eu amo minha cidade.prais maravilhosas.maraú é tudo de bo"
3/4/2009
Enviado por:
"conheço maraú, é uma cidade muito bonita, precisa ser mais mostrada, tem um por do sol lindo, uma vista linda de frente pro mar, é maravbilhosa! as pessoas de lá são muito acolhedoras."
3/4/2009
Enviado por:
libia teixeira
"quero ver fotos da ilha de campinho de marau, pois tenho casa de praia lá. obrigada."
20/12/2008
Enviado por:
patricia
paraiso
"dificil até de descrever , realmente é o paraiso, só quem ja foi pode ter embranças inesqueciveis e quem puder ir que vá, ...."
1/1/2008
Enviado por:
rosemeire santos
saudades de marau
"sou bahiana tive o prazer de conhcer marau no ano de 1985,hoje atualmente moro em sampa.gostaria muito de poder voltar um dia..."
18/12/2007
Enviado por:
gal
paraiso
"cassange e o lugar mais bonito que ja conheci tanto que commprei uma casa la depois disso nao vou a outro lugar"
27/2/2007
Enviado por:
Vandré
indescritível
"Tive a felicidade de visitar a península de Maraú em novembro de 2006 e achei simplesmente mágico. A dificuldade de acesso é compensada pelo isolamento e preservação das praias, todas muito limpas e sem ninguém. "
27/2/2007
Enviado por:
MOACIR
MARAÚ & CIA.
"sou de jequie-Ba. e fui no ano passado em maraú, pense num lugar gostoso e tranquilo... fica perto de tudo. tem bleas praias a que mais gostei foi: saquaira a melhor de todas... faça uma visita e depois comente aqui..."
13/11/2006
Enviado por:
Carlo Valério
Maraú
"Há cinco anos tive o prazer de conhecer esta cidade especial com moradores hospitaleiros e praias maravilhosas e inesquecíveis, um paraíso difícil de chegar e muito mais difícil de ir embora.1 abraço a todos."
13/11/2006
Enviado por:
Jamil Ocke
Pedaço de céu
"Passei os melhores momentos da minha vida na penísula de Maraú. Lá não existe problemas. Lá é só tranquilidade. A Viagem pela estrada de barro é uma festa. Não vou morrer sem voltar à Maraú...de carro."
13/11/2006
Enviado por:
rogerio silva
Adoro Maraú !
"Já conheço está linda e maravilhosa praia. Minha infância foi lá,tive otimos momentos com minha família,em Algodões, Saquaíra e etc. minha familía foi os primeiros habitante deste lindo paraíso.. um abraço..."
13/11/2006
Enviado por:
Claudia
Tranquilidade
"A península de Maraú é linda. Combina um litoral maravilhoso, com tranquilidade. É possível até ver estrelas cadentes e vaga-lumes! Não tem preço."
13/11/2006
Enviado por:
Rafael
Saquaira
"Dentre varios lugares paradisiacos, da penisula de Marau, o Vilarejo e a praia de saquaira e fascinante, nao tem preco esta presente naquele lugar, so quem conhece pra saber, faca uma visita e vera do que falo..."
13/11/2006
Enviado por:
Rodrigo
lagoa do cassange
"Na península de Maraú existe uma lagoa chamada lagoa do cassange. Ficar numa pousada entre a Lagoa e a praia do Cassange não tem preço! Vale a pena!"
13/11/2006
Enviado por:
Bruno
"Se você ainda não escolheu para onde ir nessas férias, vá a Maraú, tem lugar + perfeito, esses dias chorei de saudade de lá, você vai se encantar, você terá um afeto por lá! A simplicidade e a lerdeza das baianos fazem tudo parecer que não existe problema"
Como Chegar

Exibir mapa ampliado

Está a 425km de Salvador

Sair de Salvador via ferry-boat até o Terminal Marítimo de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. A partir daí, seguir pela BA-001, sentido sul, até Camamú. De lá, embarcações partem até Barra Grande, diariamente, das 07h às 16h30´. De barco, são cerca de 1h40´. De lancha, o percurso é mais rápido 25´min.

Obs: Em Camamú, há estacionamentos pagos, onde se pode deixar o carro para efetivar a travessia até Barra Grande. A cobrança é de acordo com o número de dias em que o veículo permanecer no local.

Uma outra opção é sair de Salvador pela BR-324 e seguir direto pela BR-101 até o entroncamento com Ubaitaba, de onde se pega a BR-030 para Maraú.

Obs: O acesso rodoviário até Maraú, via BR-030, só foi aberto na década de 60, quando da criação do Porto de Campinho. Todavia, a estrada não é asfaltada, portanto, com tempo chuvoso, o melhor é ir mesmo de barco, a partir de Camamu.


Praias - Maraú

Praia de Barra Grande:
Praia central do povoado de mesmo nome, Barra Grande tem suas belezas distribuídas em 2 km de praias dentro da Baía de Camamu. No local existem dois ancoradouros, um responsável pelo desembarque de turistas, que chegam de Maraú, Valença e Morro de São Paulo, e o outro, que recebe os barcos pesqueiros da região. O traço mais marcante do local são as piscinas naturais, que se formam em toda a extensão praia. Estes aquários formados pela natureza apresentam uma beleza singular, sendo excelentes para banhos em família, e para o mergulho livre. Com a maré baixa, é possível percorrer de carro uma grande extensão do litoral, chegando bem próximo a Itacaré. Nas noites de verão, as cabanas de praia organizam festas, responsáveis pela animação dos visitantes.

Praia da Ilha do Campinho:
Dotada de uma boa estrutura, que inclui bares, restaurantes e até pista de pouso para aviões, tem por característica, oferecer boas condições para a prática de esportes náuticos. A paisagem inclui areias bem alvas, margeadas por um cordão de coqueiros e pela vegetação de restinga. Suas águas são mornas e tranqüilas, oferecendo deliciosos banhos a qualquer hora.

Praia de Algodões:
Com longos 15 km de extensão, esta bela praia de águas esverdeadas e transparentes é o palco ideal para belos mergulhos. Apesar de apresentar boas condições para banho em qualquer fase da maré, é durante a vazante que surgem inúmeras piscinas naturais, boas para a caça submarina. Ainda durante esse período, em que o mar se apresenta recuado, é possível conhecer inúmeras outras praias da região, desde que a bordo de um veículo motorizado.

Praia de Saquaíra:
Situada à frente do vilarejo de mesmo nome, esta praia destaca-se pela sua vocação para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante da maré, surgem algumas das maiores piscinas naturais da região, perfeitas para a pesca, e para deliciosos momentos em família.

Taipús de Fora:
Talvez seja este o grande destaque entre as belezas de Maraú. Sua paisagem é indescritível, com coqueirais, mata atlântica e areias super claras, cortadas por córregos nativos que descem até o mar. O local foi apontado por revistas especializadas, como sendo um dos mais belos de todo o litoral brasileiro. O atributo que garantiu este status são suas piscinas naturais, que durante a maré baixa, surgem promovendo um espetáculo bem colorido. São as maiores em tamanho e biodiversidade entre todas da Costa do Dendê, proporcionando ao visitante, mergulhando ou não, momentos "terapêuticos" de total comunhão com a natureza.

Praia do Aibim:
Conservando as características da região, com águas calmas e transparentes, o Aibim, com 8 km de extensão, também é bastante procurado para a prática de esportes náuticos, incluindo o mergulho. Na sua porção sul, encontra-se um belo lago e o Rio Piracanga, pouco profundo e perfeito para banho.

Praia dos Três Coqueiros:
Local paradisíaco, marcado por generosos corais e algumas belas falésias, Três Coqueiros, pela proximidade com Barra Grande, possui também uma boa infra-estrutura, que inclui até uma pista de pouso. Durante a vazante da maré, com veículo motorizado, o visitante pode chegar até bem próximo a Itacaré, e conhecer um trecho do belo Rio de Contas. Este mesmo trajeto, no entanto, não é indicado durante a maré alta, mesmo com tração 4x4.

Ponta do Mutá:
Boa para o banho, esta praia de águas transparentes tem, como principais traços, algumas grandes rochas que afloram na superfície da água, além de uma vegetação diversificada, que mescla restingas, coqueiros e Mata Atlântica nativa.

Voltar Maraú oferece

ILHAS DE MARAÚ: - Maraú

Pequena vila de pescadores, a Ilha do Sapinho desenha uma bela paisagem de manguezal no mar de águas cristalinas. Do alto da passarela, tem-se uma visão completa do extenso manguezal.

Na ilha, o visitante pode apanhar as mais diversas frutas diretamente do pé: manga, carambola, cacau, caju, jenipapo, araçá, entre outras. O almoço é imperdível. Frutos do mar é o ponto forte. Nos cativeiros dos restaurantes, o visitante pode escolher seu futuro prato ainda vivo - lagostas, caranguejos e gaiamuns - e a forma de preparo.

Após aproveitar as iguarias culinárias de Sapinho, a pedida é atravessar de barco os 200 m que a separam da Ilha do Goió e relaxar à sombra das árvores que enfeitam a paisagem da ilhota formada por manguezal e com uma estreita faixa de areia branca e fina, enfeitada por conchas. De quebra, um banho no marzão de águas tranqüilas.

Voltar Maraú oferece

Cachoeiras de Maraú - Maraú

Na Baía de Camamú, em meio ao mar de águas límpidas, matas, rios e mangues, o Rio Maraú despenca em um queda d´água alucinante de 30 metros de largura por 5 de altura, formando um grande lago, ideal para recarregar as energias e aproveitar toda a natureza do lugar. Ponto de encontro do rio com as águas salgadas do mar, o resultado é um banho refrescante na temperatura ideal. De brinde, o visitante ainda pode se deliciar na hidromassagem natural aos pés da queda d´água.

Uma pequena trilha leva ao topo da cachoeira, moradia de extensos seringais. Ali existe também uma curiosa serraria abandonada movida a água e um antigo canal de uma pequena usina hidrelétrica que funcionou no local.

Para chegar a este pedacinho do paraíso, a melhor opção é seguir de lancha pelos rios do Céu e de Maraú, passando por manguezais selvagens e rústicos, até chegar à cachoeira. Se preferir, pode seguir de carro pela BR - 030. A cachoeira fica a 25km de Maraú.

Dica:
O local não possui nenhuma infra-estrutura para a recepção dos turistas, portanto, leve lanche e água.

Voltar Maraú oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia