Praias

Marinha celebra 152º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Militares são promovidos


 

Em cerimonial realizado na manhã de quinta-feira (08/06), na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, a Marinha do Brasil comemorou o 152º aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, data magna para a instituição. Além das solenidades, houve promoção de sete militares a outras graduações e a entrega de um prêmio de Militar Padrão para outros dois oficiais. A música ficou por conta da Banda Municipal de São Sebastião.

Durante a cerimônia, foi feita a leitura das ordens do dia, de um discurso do comandante da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, hasteamento da bandeira, a promoção dos sete militares e a condecoração de outros dois eleitos militares padrão no primeiro semestre desse ano, além do discurso do comandante da capitania. Estavam presentes algumas autoridades e representantes da comunidade, além das famílias dos militares agraciados.

Em seu discurso, o comandante e delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, o capitão de fragata Luís Antônio Anídio Moreira, destacou a importância desta data para a Marinha e parabenizou os militares que, por mérito próprio, receberam suas condecorações. "Essa foi a principal batalha militar travada pela Marinha do Brasil, ela mudou o destino da Guerra do Paraguai e a partir dali, culminou na vitória da Tríplice Aliança. Por isso estabelecemos essa data como uma data a ser reverenciada", frisou.

 

A Data Magna

A Batalha Naval do Riachuelo foi um dos principais eventos militares ocorridos durante a Guerra do Paraguai. Aconteceu no dia 11 de junho de 1865, em um domingo, nas margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, situado na província de Corrientes, na Argentina. A Batalha é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai (1865-1870) o maior conflito militar na América do Sul. 

 

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

9/6/2017