Praias

Confira 4 objetos surpreendentes já encontrados em praias pelo mundo

Já pensou achar uma moto Harley-Davidson, um pedaço de foguete espacial ou um submarino alemão numa praia? Estes foram alguns dos objetos mais curiosos já encontrados perdidos à beira-mar


O maior, mais caro e curioso objeto já encontrado abandonado numa praia foi um submarino alemão, em 1919 - Foto: Reprodução
O maior, mais caro e curioso objeto já encontrado abandonado numa praia foi um submarino alemão, em 1919 - Foto: Reprodução

Quem gosta de ir à praia com certeza já teve o desprazer de encontrar lixo boiando no mar ou na faixa de areia, próximo à água. Boa parte destes objetos, inclusive, poderiam ser reciclados, mas foram descartados no oceano como uma solução mais "fácil". A questão é que igual ao famoso ditado popular que afirma que "tudo que vai, volta!", no mar não é diferente. Às vezes pode até não retornar naquela região, mas terminará em alguma praia no caminho da correnteza. Em alguns casos, os objetos que surgiram na praia foram tão curiosos que chamaram a atenção dos banhistas que frequentavam o local.

Entre os itens já recolhidos em praias ao redor do mundo, alguns foram tão surpreendentes que ganharam fama mundial e estão expostos em museus. Entre os objetos já encontrados abandonados à beira-mar estão uma moto Harley-Davidson, um submarino alemão e até um pedaço de foguete usado para transportar suprimentos à Estação Espacial.

Patinhos de borracha

Há mais de 25 anos, um contêiner com 28,8 mil simpáticos patinhos amarelos de borracha caiu no Oceano Pacífico e desde então, estão vagando pelos mares conforme as correntes marítimas. Ao longo desses anos, milhares de patinhos foram encalhando por praias de vários países, mas muitos continuam sua viagem pelo mundo. A odisseia dos brinquedos de borracha ficou tão famosa que se transformou no livro "Moby Duck" (num trocadilho com "Moby Dick", usando o termo "duck" - pato em inglês) e foi utilizada ao longo de anos por cientistas, que estudavam as correntes marítimas. Atualmente, a empresa responsável pela carga, "The First Years", oferece aproximadamente US$ 100 em créditos, em brinquedos da marca, por cada patinho coletado do oceano.

Submarino alemão

Com certeza o maior, mais caro e curioso objeto já encontrado abandonado numa praia foi o submarino alemão U-Boat SM U-118, em abril de 1919. A embarcação com 81 metros de comprimento apareceu numa manhã fria e com forte nevoeiro em uma praia em Sussex, na Inglaterra, causando preocupação entre os habitantes locais. Ele encalhou vazio no litoral inglês após ficar à deriva no oceano durante alguns dias depois de ter seu cabo de arrasto partido durante uma forte tempestade. Na época, o submarino estava sendo rebocado por navios britânicos para ser desmanchado e vendido como sucata após o final da 1º Guerra Mundial.

Moto Harley-Davidson

A moto está em exposição no Museu da Harley-Davidson, nos Estados Unidos - Foto: Harley-Davidson Museum
A moto está em exposição no Museu da Harley-Davidson, nos Estados Unidos - Foto: Harley-Davidson Museum

A história da moto Harley-Davidson que viajou mais de três mil quilômetros sem gastar uma gota de gasolina ficou famosa e em especial, pelo motivo desta triste viagem. Em 2011, após o forte tsunami que atingiu o Japão, a moto percorreu o litoral do país asiático até a costa oeste do Canadá ao longo de 13 meses. Para homenagear as milhares de vítimas da tragédia, a Harley-Davidson colocou a moto em exposição em seu museu nos Estados Unidos, criando um memorial aos mortos no tsunami. Junto com o veículo, vieram outros milhares de itens arrastados pelas correntes marítimas até à América.

Pedaço de foguete

Um dos objetos mais inusitados já encontrados numa praia foi o pedaço de um foguete, no litoral do Texas (EUA). O item veio direto do espaço após desacoplar do veículo espacial, que levou suprimentos para a Estação Espacial Internacional, em 2017. O foguete havia decolado da Guiné Francesa, na costa da África. O objeto percorreu todo o Oceano Atlântico até o Golfo do México. Após a descoberta do pedaço de foguete, o item foi entregue à NASA (Agência Espacial Norte-Americana).

Thiago L



recomendado para você


na web