Praias - Morro de São Paulo
Primeira Praia:
Uma bela enseada rodeada por muitas casas de veraneio. Como o próprio nome pressupõe, é ela quem marca o início da orla do lugar, localizando-se bem próxima à vila do Morro. A paisagem é linda, incluindo um mar de águas claras e calmas, excelente para o mergulho. De um belo penhasco, bem próximo, é possível fazer descidas emocionantes de uma tirolesa.
Segunda Praia:
Saindo da primeira praia e subindo uma escadaria, o visitante se depara com um dos mais belos cartões postais do Morro: a Segunda Praia. É nela que se realizam os principais eventos locais, já que está localizada bem próxima à vila e conta com uma boa infra-estrutura. Durante os dias de verão, principalmente, as areias ficam tomadas de turistas, que desfrutam de boas barracas de praia e deliciosos banhos nesta bela enseada de águas cristalinas. No seu lado direito, existe uma pequena península com grandes pedras, que proporcionam boas pescarias, de linha ou mergulho. Em outro ponto, o surf também pode ser praticado.
Terceira Praia:
Considerada um bom ponto de mergulho, esta enseada de 800 metros de extensão é também um dos locais mais procurados pelos visitantes. Suas águas são muito tranqüilas e, durante a vazante da maré, apresentam várias piscinas naturais. Com barracas bem equipadas, especializadas na culinária típica, além de boas pousadas, o turista terá, neste belo local, total conforto para curtir as belezas do Morro de São Paulo.
Quarta Praia:
Pela distância a que se encontra da sede do Morro, esta praia é a preferida pelos adeptos do naturismo, já que, em quase todos os seus 10 km, é semideserta. O mar é excelente para banho em todas as fases da maré, já o mergulho é praticado em melhores condições durante a vazante. A bela paisagem local é marcada pela densa vegetação nativa, vastos coqueirais e um grande manguezal, localizado na sua face sul.
Praia do Encanto ou Quinta Praia:
Na paradisíaca Ilha de Tinharé, área que compreende o famoso Morro de São Paulo, um local vem conquistando a atenção de muitos visitantes e o interesse de alguns empreendimentos turísticos.
Por ser uma das mais isoladas entre as seis existentes no "Morro", a Praia do Encanto tem, como seu maior expoente, a harmonia de sua bela paisagem, que mescla Mata Atlântica nativa, coqueirais, areias bem finas e vastos manguezais, praticamente sem casas e outras edificações.
Seu mar reflete o clima pitoresco do lugar, já que suas águas, em qualquer período das marés, apresentam-se calmas e cristalinas, perfeitas para banhos relaxantes em família e para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante surgem, ainda, extensos bancos de areia, permitindo longas caminhadas mar adentro e momentos de total deleite dentro das lagoas que se formam, represando águas bem mornas.
Ao lado de sua vizinha, a não menos encantadora Praia de Guarapuá, tem seu acesso dificultado pela distância que a separa da sede do Morro de São Paulo. Para chegar, pode-se fazer o percurso à pé ou optar pelo passeio de besouro, um pequeno trator muito popular na região.
Gamboa do Morro:
O local possui esse nome por estar bem próximo ao Morro, dividindo com ele o território da bela Ilha de Tinharé. A Gamboa, como é mais conhecida, possui uma vila bem movimentada, com comércio e boa infra-estrutura. Sua praia possui águas mansas e apropriadas para vários esportes náuticos. No caminho para o Morro, é fácil notar a presença de várias falésias, esculpidas pelos ventos e pelo mar ao longo dos anos.
Praia de Guarapuá:
Pouco procurada talvez pela dificuldade em seu acesso, é considerada a mais bela praia da Ilha de Tinharé. Trata-se de uma linda enseada de águas transparentes e mornas, propícias para banho e esportes náuticos, sobretudo o mergulho. As piscinas naturais aqui dividem as atenções com extensos bancos de areias, que permitem, durante a vazante da maré, longas caminhadas para longe da costa. Os coqueirais da região, aqui, se apresentam ainda mais densos, dando um efeito bonito à paisagem. O local oferece, ainda, uma boa infra-estrutura turística.
Voltar Morro de São Paulo oferece