Praias

PRAIA DE MORRO DE SÃO PAULO



Destino mais concorrido de toda a Costa do Dendê, "O Morro" , como é popularmente chamado, tem devotos de sua beleza em todas as partes do mundo. Suas praias de águas cristalinas são perfeitas para o mergulho e banhos em família. Dentre as quatro existentes neste pedaço da ilha de Tinharé, existem pontos onde se formam piscinas naturais de águas mornas e claras.

O relevo acidentado do local promoveu trilhas que levam às partes mais altas da ilha. Nestes pontos, descortinam-se paisagens sublimes, verdadeiros cartões postais que tiram o fôlego dos visitantes.

Durante todo o ano, o movimento é grande, aquecendo a economia de cidades vizinhas como Nazaré e Valença; esta última, uma das portas de entrada para a Ilha. Na alta estação, o Morro fica lotado de turistas, principalmente jovens que, durante a noite, promovem muitos agitos em um clima de paquera.

A principal rua do povoado possui dezenas de pousadas, bares e restaurantes e, não por acaso, foi apelidada de Broadway. No carnaval e reveillon, várias festas são promovidas na praia, onde os visitantes aproveitam o clima descontraído para dançar até o amanhecer.

O estilo pitoresco do lugar resiste ao tempo e à expansão turística. Iniciativas de conscientização, aliadas a medidas governamentais rígidas, foram tomadas para preservar a natureza nativa e seu vasto patrimônio histórico.

Construções datadas do início do século XVII, como a Capela de Nossa Senhora da Luz e o Forte do Zimbeiro, além de outras edificações históricas, merecem uma visita, pois exalam, de suas ruínas, importantes episódios da história brasileira.

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo oferece:

Notícias da Praia de Morro de São Paulo


Dicas dos Viajantes

Fotos de Morro de São Paulo Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho
  • morro de sao paulo-ba/ba
  • morro de são paulo/ba
  • morro de são paulo/ba
  • morro de são paulo/ba

Já conhece Morro de São Paulo ? Deixe seu Comentário

Como Chegar em Morro de São Paulo

Exibir mapa ampliado

Está a 250km de Salvador

Sair de Salvador via BR-324 e seguir direto pela BR-101 até o entroncamento com BA-542, que leva a Valença. A partir de Valença, seguir de barco ou lancha para Morro de São Paulo. Todos os dias, saem embarcações do Porto de Valença para fazer a travessia. Existem estacionamentos para deixar o veículo por quantos dias for necessário (é cobrada uma taxa diária).

Se preferir, ônibus partem diariamente da Rodoviária de Valença, em horários variados.


Via aérea
Desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador e embarcar nos Táxis Aéreos Adey (71) 3204-1393 e Aerostar (71) 3204-1335 que fazem vôos para Morro de São Paulo.

Via marítima
Sair de Salvador a partir do Terminal Turístico Marítimo. Lanchas e catamarãs de empresas diversas fazem a travessia em horários variados. Nos meses de abril a novembro, não há horário fixo.

Uma outra opção é sair de Salvador pelo Ferry-Boat de Bom Despacho(71) 3254-1020, via Itaparica, e seguir pela BA-001 até Valença. Ou, então, seguir de Itaparica em ônibus das empresas Cidade Sol (71) 3682-1791 e Águia Branca (71) 4004-1010.

A partir de Valença, embarcações partem, diariamente, das 6h às 17h30min. Embarque no Terminal Marítimo da cidade.

Publicidade



Praias - Morro de São Paulo

Primeira Praia:
Uma bela enseada rodeada por muitas casas de veraneio. Como o próprio nome pressupõe, é ela quem marca o início da orla do lugar, localizando-se bem próxima à vila do Morro. A paisagem é linda, incluindo um mar de águas claras e calmas, excelente para o mergulho. De um belo penhasco, bem próximo, é possível fazer descidas emocionantes de uma tirolesa.

Segunda Praia:
Saindo da primeira praia e subindo uma escadaria, o visitante se depara com um dos mais belos cartões postais do Morro: a Segunda Praia. É nela que se realizam os principais eventos locais, já que está localizada bem próxima à vila e conta com uma boa infra-estrutura. Durante os dias de verão, principalmente, as areias ficam tomadas de turistas, que desfrutam de boas barracas de praia e deliciosos banhos nesta bela enseada de águas cristalinas. No seu lado direito, existe uma pequena península com grandes pedras, que proporcionam boas pescarias, de linha ou mergulho. Em outro ponto, o surf também pode ser praticado.

Terceira Praia:
Considerada um bom ponto de mergulho, esta enseada de 800 metros de extensão é também um dos locais mais procurados pelos visitantes. Suas águas são muito tranqüilas e, durante a vazante da maré, apresentam várias piscinas naturais. Com barracas bem equipadas, especializadas na culinária típica, além de boas pousadas, o turista terá, neste belo local, total conforto para curtir as belezas do Morro de São Paulo.

Quarta Praia:
Pela distância a que se encontra da sede do Morro, esta praia é a preferida pelos adeptos do naturismo, já que, em quase todos os seus 10 km, é semideserta. O mar é excelente para banho em todas as fases da maré, já o mergulho é praticado em melhores condições durante a vazante. A bela paisagem local é marcada pela densa vegetação nativa, vastos coqueirais e um grande manguezal, localizado na sua face sul.

Praia do Encanto ou Quinta Praia:
Na paradisíaca Ilha de Tinharé, área que compreende o famoso Morro de São Paulo, um local vem conquistando a atenção de muitos visitantes e o interesse de alguns empreendimentos turísticos.
Por ser uma das mais isoladas entre as seis existentes no "Morro", a Praia do Encanto tem, como seu maior expoente, a harmonia de sua bela paisagem, que mescla Mata Atlântica nativa, coqueirais, areias bem finas e vastos manguezais, praticamente sem casas e outras edificações.
Seu mar reflete o clima pitoresco do lugar, já que suas águas, em qualquer período das marés, apresentam-se calmas e cristalinas, perfeitas para banhos relaxantes em família e para a prática de esportes náuticos. Durante a vazante surgem, ainda, extensos bancos de areia, permitindo longas caminhadas mar adentro e momentos de total deleite dentro das lagoas que se formam, represando águas bem mornas.
Ao lado de sua vizinha, a não menos encantadora Praia de Guarapuá, tem seu acesso dificultado pela distância que a separa da sede do Morro de São Paulo. Para chegar, pode-se fazer o percurso à pé ou optar pelo passeio de besouro, um pequeno trator muito popular na região.

Gamboa do Morro:
O local possui esse nome por estar bem próximo ao Morro, dividindo com ele o território da bela Ilha de Tinharé. A Gamboa, como é mais conhecida, possui uma vila bem movimentada, com comércio e boa infra-estrutura. Sua praia possui águas mansas e apropriadas para vários esportes náuticos. No caminho para o Morro, é fácil notar a presença de várias falésias, esculpidas pelos ventos e pelo mar ao longo dos anos.

Praia de Guarapuá:
Pouco procurada talvez pela dificuldade em seu acesso, é considerada a mais bela praia da Ilha de Tinharé. Trata-se de uma linda enseada de águas transparentes e mornas, propícias para banho e esportes náuticos, sobretudo o mergulho. As piscinas naturais aqui dividem as atenções com extensos bancos de areias, que permitem, durante a vazante da maré, longas caminhadas para longe da costa. Os coqueirais da região, aqui, se apresentam ainda mais densos, dando um efeito bonito à paisagem. O local oferece, ainda, uma boa infra-estrutura turística.

Voltar Morro de São Paulo oferece

Mergulho - Morro de São Paulo

Com uma visibilidade que chega a 20 metros, a ilha tem pontos de mergulho autônomo, com fundo de corais. Os iniciantes geralmente procuram o Parcel Ponta de Pedra, na Gamboa, e as ilhas de Caitá e da Saudade, ambas na Terceira Praia. Nos corais de fora, "as Tatibas", que ficam a uma profundidade de 15 a 20 metros, são um dos pontos mais procurados.

PEDRA DA BENEDITA, TATIBA E TACIMIRIM:

Esses arrecifes oferecem excelentes condições para o mergulho livre e autônomo. Mesmo localizados a alguns quilômetros da costa, os bancos de corais, em geral, não apresentam grandes profundidades, fator que contribui para que as águas estejam freqüentemente quentes e cristalinas.

Para o mergulho livre, as melhores opções são Tatiba e Tacimirim, situadas, respectivamente, à 13 e 5,5 km de Morro de São Paulo. Para o mergulho autônomo, aquele que exige equipamentos e atinge maiores profundidades, o destino ideal é a Pedra da Benedita, distante 9 km da costa. Por se situarem em mar aberto, os arrecifes não foram muito explorados, podendo surpreender o mergulhador com espécies grandes e inusitadas, dentro de suas locas.

Para chegar aos corais, o visitante deve alugar um barco em Morro de São Paulo ou entrar em contato com uma operadora de mergulho local.

Voltar Morro de São Paulo oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa Fotos: Jfreitas * arquivo: Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia