Praias

Navios movimentam 30 mil turistas no fim de semana


Quatro transatlânticos escalam, neste fim de semana, em Santos, movimentando cerca de 30 mil turistas entre desembarque, embarque e trânsito.

O Seaview (MSC) chega neste sábado, enquanto o Poesia, da mesma operadora, Favolosa (Costa) e Sovereign (Soberano, Pullmantur) atracam no domingo.  Para recepcionar os cerca de 19 mil passageiros desse dia, as secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult) apresentarão grupos de dança de rua e jazz, sob coordenação de Ricardo Andrade, a partir das 11h30.

Domingo será a quinta vez, nesta temporada de cruzeiros, que o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini-Concais recebe três navios simultaneamente. O recorde - inclusive nacional -, entretanto, é de nove navios, registrado em 9 de fevereiro de 2008, sábado de Carnaval, com a movimentação de 35 mil passageiros.

Na ocasião, fizeram escala em Santos o Magica e Victoria (Costa), Opera (MSC), Celebrity Infinity (Celebrity Cruises); Grand Voyager, o Zenith e o Grand Mistral (CVC), e Island Escape e o Island Star (Island Cruises).  

 

SÁBADO

Com capacidade para 5.429 hóspedes, o Seaview, maior navio de passageiros a navegar na costa brasileira, atraca por volta das 6h30, após cruzeiro de sete noites em Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Porto Belo e Balneário Camboriú (SC). É sua 12ª escala em Santos e ele parte no início da noite para roteiro de igual duração para Búzios (RJ), Salvador e Ilhéus (BA), e Ilha Grande.

No domingo, Poesia, Favolosa e Sovereign atracam por volta das 8h. Em sua 11ª escala, o primeiro vem de sete noites em Buenos Aires, Punta Del Este e Montevidéu e segue às 17h para cruzeiro de igual duração e trajeto. No mesmo horário, parte o Sovereign (16ª escala) para minicuzeiro de quatro noites no Rio de Janeiro e Búzios, reprisando também o roteiro.

Uma hora depois, é a vez do Favolosa (12ª escala), que chega de oito noites em Buenos Aires e Montevidéu, e segue para seis noites em Búzios, Salvador e Ilhabela.

Fonte: Prefeitura de Santos

12/2/2019