Praias

PRAIA DE NOVA VIÇOSA



O extenso litoral, envolto pela natureza, faz de Nova Viçosa destino certo para quem procura sossego à beira-mar, ao sol dourado da Bahia. Manguezais da Mata Atlântica, as belas ilhas de Barra Velha e Coroa Vermelha, rios cristalinos e as praias de um vasto areal branco - na maré baixa, chegam a 300m de largura - dão tom da paisagem local.

Dentre os inúmeros atrativos ecológicos, a natureza contempla o visitante com um verdadeiro balé aquático das baleias Jubarte. O conhecido festival acontece no mês de julho, quando as baleias procuram as águas mornas e calmas do litoral baiano para se acasalarem e amamentarem os filhotes.

Os fãs de turismo histórico podem se deliciar com as construções coloniais, que preservam intactas a arquitetura de séculos atrás, como a Casa de Câmara, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Sobrado do Porto e a cadeia, datadas do final do séc. XVIII.

Na Vila de Helvécia, ainda funciona a Estação Ferroviária, construída em 1897. A cidade dispõe de uma boa infra-estrutura turística com hotéis, pousadas, bares, restaurantes e agências de turismo receptivo que disponibilizam, entre outros serviços, os passeios de barco ao longo da Costa.

Nova Viçosa oferece:

Notícias da Praia de Nova Viçosa


Dicas dos Viajantes

Fotos de Nova Viçosa Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Nova Viçosa ? Deixe seu Comentário

Como Chegar em Nova Viçosa

Exibir mapa ampliado

Está a 900km de Salvador

Pegar a BR-324 e seguir até a BR-101, que leva ao município.

De ônibus, sair de Salvador até Teixeira de Freitas pela empresa Águia Branca - tel.: (73) 4004.1010. De lá, a empresa Santa Clara - tel.: (73) 3219.1490 dispõe de linhas até o destino final.

Via Aérea:
Existem vôos diários para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro.

A partir de Porto Seguro, ônibus diários com destino a Teixeira de Freitas, em seguida Mucuri e Nova Viçosa.

Publicidade


Baleias Jubarte - Nova Viçosa

Baleias Jubarte - Nova Viçosa

Todos os anos, entre os meses de julho e novembro, o extremo sul da Bahia recebe ilustres visitantes em seu litoral. As gigantes baleias Jubarte, que podem chegar até 16 metros de comprimento e 40 toneladas, percorrem uma longa jornada de cerca de 5000 km, em busca das águas quentes e cristalinas da região, ideais para a reprodução e para as primeiras aventuras de seus filhotes.


Lazer predileto de muitos turistas que buscam Abrolhos nesta época, a "baleada", nome dado ao ato de observar as baleias, é um programa inesquecível. As Jubarte, também chamadas de "baleias cantoras" ou "baleias acrobatas", encantam pela docilidade demonstrada ao se aproximarem das embarcações, fazendo belos movimentos e emitindo sons, que pressupõem o momento de seu acasalamento.


Fugindo das águas gélidas da Antártida, as jubarte aqui, ficam bem longe de seus implacáveis predadores naturais, as Orcas e os grandes tubarões, que não se dão bem com o regime de corais.


A cada ano, o Instituto Baleia Jubarte (organização não governamental com sede em Caravelas) realiza um monitoramento e estudo da população das baleias, que na última medição ultrapassou a expressiva marca de 1000 animais.


No entanto, ao longo da história, esses mamíferos foram quase extintos na costa brasileira, fato somente evitado pela lei 7.643, de 1987, que proibiu a caça, a captura e qualquer outra forma de agressão aos animais nas águas do Brasil. Mais tarde, o mundo aderiu à iniciativa por força da Comissão Baleeira Internacional, órgão empenhado na perpetuação das muitas espécies de baleias.

Como chegar
O trecho de 60 km de litoral, entre Prado e Nova Viçosa, é o ponto onde as baleias aparecem com maior freqüência. A distância para Prado a partir de Salvador é de 812 km.

Dicas
Na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, durante o mesmo período do ano, as Baleias Jubarte também podem ser vistas com facilidade.

Voltar Nova Viçosa oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia