Praias

Paixão por orquídeas leva participantes a curso no Botânico


Orquídeas são a paixão da empresária Sônia Lima, 40 anos, que cultiva, em sua casa em Cubatão, cerca de 50 espécies dessa planta. Para saber como cuidar melhor de suas ´filhas´, ela foi uma das participantes do curso gratuito de plantio, adubação e cuidados gerais com orquídeas realizado neste domingo (4), no Jardim Botânico Chico Mendes, Zona Noroeste.

A atividade integrou a programação da tradicional Exposição e Feira de Orquídeas, promovida pela Associação dos Orquidófilos de Santos e pela Secretaria de Meio Ambiente. "Há seis anos cultivo e sempre pago para alguém cuidar. Já cheguei a ter 100 orquídeas em casa e minha preferida é a Wanda", disse ela, contando que é do Espírito Santo e que quando chegou na Baixada Santista, sem conhecer ninguém, se ´agarrou´ nas orquídeas. "Acho que fiz uma orquideoterapia. As plantas transmitem boas energias para a gente".

Acompanhada do marido Alex de Castro, 52, e da filha Samara de Almeida, 24, ela aprendeu, assim como os demais participantes, sobre replantio, substratos para orquídeas, adubação e tipos de inseticidas e fungicidas. "O intuito é ensinar as pessoas a cultivarem orquídeas, evitando que joguem a planta fora por não saber cuidar", disse o presidente da Associação dos Orquidófilos, Paulo Cunha, que ministrou a atividade.

Orquidário - O mesmo curso ocorrerá nos próximos dias 23 e 24, no Orquidário (Praça Praça Washington s/nº, José Menino), com sorteio de duas orquídeas. Inscrições pelo telefone 98854-9222.

Fonte: Prefeitura de Santos

6/3/2018