Praias

PRAIA DE PARATY



A antiga "Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty" é com certeza um dos mais incríveis lugares do litoral brasileiro. Sobrados imensos e ruas estreitas, aonde sobrevivem o calçamento e as pedras da época do Brasil Império decoram a cidade e são uma viajem no tempo.
Deve-se a fama de Paraty - principalmente - pelo seu diferencial arquitetônico em comparação com as outras cidades da região. As construções mais rebuscadas e eruditas, unidas ao histórico político-cultural da cidade compõem o grande chamariz da classe intelectual e artística, assídua freqüentadora da região.
Ao mesmo tempo existem em Paraty dezenas de ilhas e centenas de praias, lugares para acampamentos selvagens, trilhas e cachoeiras, hotéis e pousadas de todos os tipos, incontáveis restaurantes, passeios de escuna, artesanato local, galerias de arte...Um oásis turístico e cultural.

Paraty

Paraty oferece:

Notícias da Praia de Paraty


Dicas dos Viajantes

Fotos de Paraty Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Paraty ? Deixe seu Comentário

Como Chegar em Paraty

Exibir mapa ampliado

Paraty está localizada na BR-101, mais conhecida como rodovia Rio-Santos, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Para quem vem de São Paulo são três opções de caminhos e 396km de distância:
1-Rodovia Carvalho Pinto até o trevo de São José dos Campos, seguir pela rodovia dos Tamoios até a Rio-Santos em Caraguatatuba e chegar em Paraty pela "orla". Cruzando assim boa parte do litoral norte paulista e do litoral sul fluminense.
2-Ir até Ubatuba pela via Carvalho Pinto-Oswaldo Cruz e de lá seguir pela Rio-Santos até Paraty.
3-Indicada para os mais aventureiros: a difícil e perigosas Estrada de Cunha - com acesso pela Via Dutra - termina na Rio-Santos em Paraty.

Para quem vem do Rio o caminho é seguir em direção ao bairro de Santa Cruz e de lá pegar o trevo da Rio-Santos na direção de Paraty. A distancia entre a cidade do Rio e Paraty é de...

Publicidade



Praias - Paraty

Praia do Cachadaço
Uma das paisagens mais famosas de Paraty e cartão postal da cidade, a região de Trindade abriga uma das mais belas praias que já tive oportunidade de conhecer. Mata Atlântica virgem, ondas de qualidade, bons pontos de pesca, água transparente e muito sossego, tudo isso numa só praia.

Praia dos Antigos
Próximo a Trindade na região de "Laranjeiras" encontra-se uma trilha de dificuldade mediana, em duas horas de caminhada você chegará à praia do Sono, atravessando toda sua extensão e passando o morro, ao lado esquerdo da praia, você encontrará um pequeno paraíso na terra. O nome "Antigos" vem de sinais marcados em pedras espalhadas pelo morro que protege a praia, alguns acreditam ser de navegadores como os Fenícios.

Martim de Sá
O único morador da praia permite que as pessoas acampem em seu terreno. Um lugar exótico e deslumbrante. O nome da praia vem de Martim Correa de Sá, filho do antigo governador da capitânia do Rio de Janeiro. Boas ondas e uma cachoeira marcam presença no lugar. O acesso se dá tanto por trilha, quanto por embarcações.

Praia do Corumbê
Ideal para um passeio em família. O mar é calmo que parece uma lagoa, ao fundo, um bar serve drinks e porções de ótima qualidade. Completando o cenário e bem próximo à praia uma igrejinha repousa tranqüila em cima do morro. A praia está localizada no km 568 da BR-101.

Praia do Jabaquara
Bem extensa tem águas escuras em função do rio Jabaquara, que dá o nome e corta a praia. Existe uma grande quantidade de quiosques, restaurantes e acomodações na região. Bem próxima ao centro - 2 km - abriga a Toca do Cassununga, sítio arqueológico onde foram encontradas duas ossadas de índios pré-históricos, objetos feitos com ossos de animais e cerâmica.

Voltar Paraty oferece

Ecoturismo - Paraty

Passeios de Barco
Embarcações de todos os tamanhos oferecem passeios pela baia de Paraty. São muitas as opções e os visitantes podem desfrutar das praias semi-virgens, das ilhas repletas de verde e avistar cardumes de peixes, pássaros, tartarugas marinhas e com sorte, golfinhos.

Trindade - Laranjeiras
Algumas regiões de Paraty são famosas por suas trilhas que levam os turistas até praias e cachoeiras paradisíacas. Um bom exemplo é a região sul da cidade: Patrimônio-Trindade-Laranjeiras. Em Trindade as maiores atrações são as ondas fortes e tubulares da praia do Cepilho e a "Pedra que Engole". Na região de Laranjeiras, a praia do Sono - também com ótimas ondas - e o Poção do Jacaré são a pedida para quem gosta de aventura e contato com a natureza.

Estrada Pataty-Cunha
A margem da estrada que liga Paraty a cidade de Cunha estão localizadas a maior parte das cachoeiras da cidade, entre algumas opções se destacam a "Cachoeira da Usina", com seus poções e piscinas naturais e a "Cachoeira da Pedra Branca" próxima as ruínas de uma antiga usina de força.

Cachoeira do Iriri
A cachoeira do Iriri, na região da praia de Iririguaçu, com seus 3 saltos e 2 piscinas naturais reflete em suas águas o verde da Mata Atlântica proporcionando um espetáculo imperdível para quem visita o local.

Voltar Paraty oferece
Turismo Cultural - Paraty

Turismo Cultural - Paraty

Guias especializados mostram aos visitantes todas as riquezas da cidade de Paraty. As igrejas, as construções, os principais pontos e suas antigas histórias serão detalhadas num agradável passeio. Os guias poderão indicar também onde estão as galerias e ateliês mais famosos e procurados. Sítios que preservam as lendas e recordações do "Ciclo do Ouro" são outro circuito indicado.

Voltar Paraty oferece
Crédito: Texto: Lucas Conejero
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia