Praias

PRAIA DE PRADO




Nos 84km de litoral, as falésias de tons variados e rara beleza intercalam-se com planícies, praias de águas mornas e piscinas naturais convidativas, rodeadas pelo vasto coqueiral. Reduto também de parte imponente na história nacional, foi em Prado, na foz do Rio Cahy, que se deu o primeiro contato entre índios e portugueses, antes mesmo das caravelas lusitanas chegarem ao ponto depois batizado de Porto Seguro.

A cidade fica, exatamente, na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias; palco de belezas naturais e reduto histórico e cultural.

O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos, e praças arborizadas.

Destaque para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da rua Rui Barbosa. Reduto da calmaria, os próprios hábitos locais remetem o visitante a um passado longínquo, de cadeiras espalhadas na calçada, às portas das casas no final da tarde, para uma boa prosa.

Prado

Prado oferece:

Notícias da Praia de Prado


Dicas dos Viajantes

Fotos de Prado Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho
  • prado/ba
  • prado/ba
  • prado/ba
  • prado/ba

Já conhece Prado ? Deixe seu Comentário
(12 Comentários enviados)

9/6/2017
Enviado por:
sinval
meu amado prado
"mora no rio mais tenho a maior orgulho de ser filho do prado todo ano passo o carnaval cidade da felicidade"
5/12/2015
Enviado por:
eliane
amor a prado
"conheço e vou a prado a 29 anos , fiquei 6 anos sem ir , de outras prais sentia falta de prado. tranquilidade , caminhadas pelo berro da garrafas , ate do mercado municipal sentia falta. bons restaurantes , café ´.sempre digo é um lugar simples mas bom."
25/12/2014
Enviado por:
aline
como chegar?
"moro em são paulo. como chego em prado? obrigada"
19/2/2014
Enviado por:
andressa emanuely
"prado...cidade linda adoro passar minhas ferias la.. so la encontro minha paz interior nas belas praias e litorais..."
7/1/2013
Enviado por:
grace
prado
"amo este lugar de paixão. estou voltando pela segunda vez agora em fevereiro, porque dá uma vontade imensa de mostrar este lugar para as amigas, e assim irei fazer. sou guia de turismo e me apaixonei por prado."
12/3/2012
Enviado por:
josue
prado
"e uma das cidades gue gostaria muito mesmo de comnhecer"
2/3/2012
Enviado por:
claudio wenck diniz gonçalves
prado motorock
"estou indo sexta-feira para essa terra maravilhosa para o pradomotorock.me aguardem. kkkkkkkkkk"
16/2/2012
Enviado por:
adriana
como chegar
"quanto tempo leva pra sair do esp. santo vila velha para prado bahia. quantas horas vou gastar de carro."
16/1/2012
Enviado por:
uldson alexandre da silva
eu amo a praia de cumuruxatba
"a praia de cumuru ea mais linda e bela eu amo ela"
16/11/2011
Enviado por:
caroline santos
praias maravilhosas
"oi sou caroline nossa aminha melhor praia e cumuru chatiba la e d amooooooooooooooooo la euqueria ir lar di mais"
1/10/2011
Enviado por:
julia
praias maravilhosas
"galera quer descansar tranquilo vai pra prado as pousada fala serio e tudo maravilhoso pena que moro muito longe que de belo horizonte a prado e chaomas e muito gostoso vale beijocas para todos que conhece julinha bh minas gerais"
1/10/2011
Enviado por:
julia
praias maravilhosas
"nossa o lugar e maravilhoso fui e apaixonei com as praias belissimas eum lugar muito gostoso de ficar e relachar fiquei uma semana e no de voltar voltei com muita saudade o lugar e lindo se deus quizer vou compra uma casa ai so pra eu curtir bjs.........."
Como Chegar em Prado

Exibir mapa ampliado

Está a 785 km de Salvador.

Sair de Salvador pela BR-324 e seguir até a BR-101, que leva a Prado.

Se preferir ir de ônibus, vá até Porto Seguro pela empresa Águia Branca - tel.: 4004.1010. Lá pegue o ônibus da Empresa Expresso Brasileiro - tel: (73) 3288.3650 até Prado.

Via Aérea
Existem vôos diários para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro.

A partir de Porto Seguro, pegue um ônibus até Teixeira de Freitas, de onde partem linhas para Alcobaça, Prado e Caravelas.

Publicidade



Barra do Rio Jucuruçu - Prado

A paradisíaca Prado, considerada o maior expoente das belezas da Costa das Baleias, guarda entre seus atrativos, uma inesquecível visita à Barra do Rio Jucuruçu. Muito importante na região, o vistoso rio, que nasce em Minas Gerais, encontra-se com o mar, justamente em meio aos cenários singulares da região, a cerca de 4 km do centro da cidade.


No percurso, poderão ser avistadas inúmeras espécies de aves, um vasto manguezal e a Ilha do Paraíso, lugar onde se realizam alguns shows e festas da localidade.

Como chegar
A barra pode ser alcançada tanto pela praia, quanto pelo rio, através de barcos de passeio, locados no cais de Prado. Nos meses de janeiro, fevereiro e julho, em virtude da grande demanda, as embarcações saem de hora em hora.

Voltar Prado oferece

Cumuruxatiba e Corumbau - Prado

Basta conhecer Cumuruxatiba e Corumbau para estar certo de que o paraíso existe. A natureza começa seu espetáculo desde a estrada que liga as duas localidades, de onde já é possível avistar o histórico Monte Pascoal.


Cumuruxatiba, até bem pouco tempo, apenas uma tranqüila vila de pescadores, foi descoberta recentemente por turistas brasileiros e estrangeiros que, em busca de tranqüilidade, apaixonaram-se por suas praias paradisíacas de águas mornas. Píer e Rio do Peixe são duas das mais procuradas, com direito a represa de água doce, falésias, extensas areias e um píer de madeira que avança um quilômetro mar adentro.


Outras boas opções são os passeios de escuna, mergulhos ecológicos, pesca submarina e passeios na mata virgem. Pra quem gosta de história, a boa pedida é partir de Cumuruxatiba até Porto Seguro, a bordo de uma escuna, e refazer todo o percurso da esquadra de Pedro Álvares Cabral. Uma verdadeira aventura como no tempo das caravelas, com direito a vislumbrar o Monte Pascoal segundo a perspectiva do navegante português, no momento do Descobrimento.


Distante 102 km da sede do município, está Corumbau, do tupy-guarani, "o fim do mundo e o começo da terra"; tradução perfeita para a bela paisagem onde a ponta de terra avança para o mar, passando a impressão de que se está no começo do mundo ou no seu fim. A praia, que mescla uma fina areia branca com trechos de Mata Atlântica e um mar de águas cristalinas, está entre as mais belas do Brasil. A aldeia de pescadores, vizinha ao Parque Nacional de Monte Pascoal, divide a paisagem com uma das tribos dos índios pataxós.

Como chegar
Cumuruxatiba - Na seqüência do litoral norte de Prado, o distrito de Cumuruxatiba - um balneário requintado - vem primeiro, a 32 km da sede municipal, por estrada de terra. Corumbau - Sair de Prado pela BR-489, em direção a Itamaraju, por 40 km até o povoado de Guarani. Dobrar à direita e seguir por mais 48 km em estrada de terra até Corumbau.


Voltar Prado oferece
Baleias Jubarte - Prado

Baleias Jubarte - Prado

Todos os anos, entre os meses de julho e novembro, o extremo sul da Bahia recebe ilustres visitantes em seu litoral. As gigantes baleias Jubarte, que podem chegar até 16 metros de comprimento e 40 toneladas, percorrem uma longa jornada de cerca de 5000 km, em busca das águas quentes e cristalinas da região, ideais para a reprodução e para as primeiras aventuras de seus filhotes.


Lazer predileto de muitos turistas que buscam Abrolhos
nesta época, a "baleada", nome dado ao ato de observar as baleias, é um programa inesquecível. As Jubarte, também chamadas de "baleias cantoras" ou "baleias acrobatas", encantam pela docilidade demonstrada ao se aproximarem das embarcações, fazendo belos movimentos e emitindo sons, que pressupõem o momento de seu acasalamento.


Fugindo das águas gélidas da Antártida, as jubarte aqui, ficam bem longe de seus implacáveis predadores naturais, as Orcas e os grandes tubarões, que não se dão bem com o regime de corais.


A cada ano, o Instituto Baleia Jubarte (organização não governamental com sede em Caravelas) realiza um monitoramento e estudo da população das baleias, que na última medição ultrapassou a expressiva marca de 1000 animais.


No entanto, ao longo da história, esses mamíferos foram quase extintos na costa brasileira, fato somente evitado pela lei 7.643, de 1987, que proibiu a caça, a captura e qualquer outra forma de agressão aos animais nas águas do Brasil. Mais tarde, o mundo aderiu à iniciativa por força da Comissão Baleeira Internacional, órgão empenhado na perpetuação das muitas espécies de baleias.


O trecho de 60 km de litoral, entre Prado e Nova Viçosa, é o ponto onde as baleias aparecem com maior freqüência.
Dicas
Na Praia do Forte, litoral norte da Bahia, durante o mesmo período do ano, as Baleias Jubarte também podem ser vistas com facilidade

Voltar Prado oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa - Fotos: JFreitas / arquivo Bahiatursa >> www.bahia.com.br
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia