Praias

Santa Catarina

Águas termais atraem pelo suposto poder terapêutico


divulgação/Termas de Piratuba
Santa Catarina
Termas de Piratuba

Se você busca roteiros alternativos para aproveitar o finalzinho do inverno na região do litoral, algumas cidades de águas termais no sul do País podem ser o destino de sua próxima viagem. Quem anda pelas ruas de Santa Catarina, por exemplo, não imagina que justamente as fontes termais são umas das maiores riquezas do Estado. Com qualidade comparável às melhores do mundo, elas são capazes de fazer a alegria daqueles que buscam repouso, lazer ou cura para alguns males. Muitos acreditam que as propriedades terapêuticas destas águas, cujas temperaturas chegam a atingir 38 graus, curam reumatismo, artrite, problemas de estômago, intestino e pele, estafa, insônia e até nervosismo.

As principais termas de Santa Catarina estão equipadas com completa infra-estrutura turística. Próxima ao litoral, o destaque fica por conta da Estância de Águas Termominerais de Gravatal, situada a quatro quilômetros do centro. O local oferece cerca de seis hotéis, um Apart Hotel, além de pousadas e áreas para camping, agrupadas em torno da fonte de água mineral. Captada e distribuída "in natura" para as piscinas, banheiras coletivas e individuais nos apartamentos dos hotéis, a uma temperatura de 37° graus na fonte, a água ainda tem vazão de 40 litros por segundo.

Foto de Santa Catarina Águas Termais
Foto: Termas de Gravatal. Águas quentes da região são comparadas às melhores do mundo

A Estância conta também com restaurantes, dentro e fora dos hotéis, que dispõem de diversas opções de cardápios, a exemplo de café colonial, pizzarias, casa de massas, frutos do mar e bufê com grelhados.

Mais a oeste do Estado está o Termas de Piratuba. Também chamado de balneário, o parque abriga um complexo de piscinas para pessoas de qualquer idade ou gosto: rasas, fundas, semi-olímpicas, cobertas, abertas ao ar livre ou ainda com toboáguas. Há também banheiro de imersão e duchas individuais, além de estrutura para práticas como lodoterapia, massoterapia, hidroginástica e recreação organizada. O balneário ocupa uma área verde de 105 mil metros quadrados que propicia caminhadas por trilhas ecológicas e está equipado com lanchonetes, churrasqueiras e camping.

Além destas principais, inúmeras pequenas fontes termais espalham-se por todo o território catarinense, visitadas por turistas vindos de vários pontos do Brasil e até do exterior.

Foto de Santa Catarina Águas Termais
Foto:Termas de Piratuba. Além das piscinas, complexo tem área de camping Serviço Estância de Águas Termominerais de Gravatal www.gravatal.sc.gov.br/ Termas de Piratuba www.termaspiratuba.com.br Saiba mais sobre Santa Catarina no Guia do Litoral Veja outras notícias sobre Santa Catarina no Guia do Litoral Balneário Camboriú: a cidade das baladas Opções fascinantes para quem curte natureza e esportes radicais
Raquel Santos - 5/9/2008