Praias

Santos

Carnabanda e Carnabonde: folia para todos os gostos

Raquel Santos - 2/2/2010

O carnaval santista 2010 contará novamente com a animação de dois eventos já tradicionais na cidade: o Carnabanda e o Carnabonde. O primeiro, composto por cerca de 70 bandas que desfilam pelas ruas do município, é um "esquenta" para o Carnaval da região.

Para abrir a edição deste ano (que se iniciará nesta sexta-feira, 29/01e seguirá, diariamente, até 16 fevereiro), Santos receberá a Banda Judiciário (Centro Histórico, das 19h às 21h), Banda do Siqueira (nas proximidades do Canal 4, das 19h às 21h ), Skinão (Marapé, das 21h às 23h) e Vila Belmiro (das 21h às 23h).

Carnabanda contará com cerca de 70 blocos regionais

Carnabanda contará com cerca de 70 blocos regionais / Vanessa Rodrigues

O itinerário do Carnabanda terá o acompanhamento da Polícia Militar e da CET, bem como de seguranças contratados pelos próprios grupos. Cada bloco terá duas horas para se apresentar, em 30 minutos de concentração e até 1h30 de percurso.

Já o Carnabonde abre oficialmente a Folia de Momo na cidade e será realizado, por mais um ano consecutivo, na Praça Mauá (Centro Histórico), no dia 6 de fevereiro.

Carnabonde abrirá o carnaval oficial em Santos

Carnabonde abrirá o carnaval oficial em Santos /Francisco Arrais

O grande baile a céu aberto, com o bonde turístico decorado e animado pela corte carnavalesca eleita este ano, ocorrerá a partir das 15h e homenageará o bloco TABA - Turma Aliada do Boqueirão Amigo, que atuou em Santos de 1971 a 1980 desfilando temas como: Havaí, Taba no Céu, Saramandaia, No Reino da Palhaçada, Taba no Show da Vida e muitos outros. Para quem quiser acompanhar a festa com camisetas personalizadas, basta levar dois pacotes de achocolatado (400 gramas cada) ao Fundo Social de Solidariedade (Av. Conselheiro Nébias, 388 - Encruzilhada), Secretaria de Turismo (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº - Valongo) e no Posto de Informações Turísticas do Boqueirão (antiga Ilha de Conveniência), das 9h às 17h, até o dia 5 de fevereiro.