Praias

Siribinha

Povoado baiano esconde belezas naturais em meio às dunas e rio

Marina Silva - 12/1/2009

Siribinha_encontro do rio com o mar

Encontro do rio com o mar forma bela paisagem. Foto: reprodução do livro Roteiros Ecoturísticos da Bahia

Em meio aos badalados points do litoral norte baiano se esconde uma pequena vila de pescadores. Todo o vilarejo se resume a apenas uma rua de areia com casinhas simples e coloridas entre a praia e o rio. Erguida sobre dunas, dentre coqueirais e praias selvagens, Siribinha é uma mistura de paisagem indescritível, com muita paz e frutos do mar!

 Siribinha_povoado

O povoado foi construído sobre dunas e mantém rua de areia. Foto: Marina Silva

Siribinha_pescadores

Pescadores costuram rede sob as sombras das árvores. Foto: Marina Silva

Se você está em busca de paz e muita natureza à beira mar, pode eleger Siribinha como um dos seus destinos, sem pestanejar. Perto da divisa com Sergipe, o vilarejo é o local ideal para curtir a natureza durante o dia e relaxar à noite ao som do mar iluminado pelas estrelas. Aí não há barzinhos movimentados nem os shows de axé que agitam o verão baiano. Siribinha é um dos poucos refúgios no litoral norte da Bahia para quem quer aproveitar o verão para descansar e pegar uma praia sossegada.

Siribinha_deserta

A praia é praticamente deserta. Foto: Marina Silva

 A faixa de praia extensa e plana é ótima para mergulho em mar aberto e gostosos passeios ao entardecer. Mas é na Barra de Siribinha que se tem a paisagem mais bela e o melhor banho da região. Se tiver disposição, faça uma caminhada de 2 km pela praia, até a Barra, na divisa entre os municípios do Conde e Jandaíra. No encontro do rio com o mar, a água salobra é calma e as barracas de praia, feitas com madeira e palha de coqueiro, servem comidas e bebidas ao visitante que quiser passar o dia à beira do rio. A beleza do lugar é tanta que já foi cenário para o filme Tieta do Agreste.

Barra do Siribinha

A Barra do Siribinha é o melhor local para banho. Foto: Marina Silva

Siribinha_passeios

O lugar é excelente para passeios em quadriciclos. Foto: Marina Silva

O local também é excelente para a pesca do robalo, peixe bastante consumido na região. Aproveite e se delicie com os caldinhos de frutos do mar, a deliciosa casquinha de siri, as saborosas moquecas de caçonete.

Siribinha_painéis

Casas são revestidas com painéis feitos com conchas. Foto: Marina Silva

A magia do lugar também está no jeito curioso como as casas são cobertas com conchas de mariscos; na maneira como as mulheres pescam caranguejos no mangue, batendo em latas de querosene e entoando cânticos; na simplicidade como os nativos recebem o visitante. A vila não oferece muito conforto e as barracas de praia ainda mantém um tom rústico e simples dos locais pouco explorados pelo turismo. A pequena infra-estrutura para o turista é composta por pousadas simples, restaurantes e barracas de praia.

 Passeio no Rio

Siribinha_rio

Rio Itapicuru margeia a vila de Siribinha. Foto: Marina Silva

 O rio Itapicuru é um dos atrativos de Siribinha. Ótimo para a pesca, o rio oferece a possibilidade de renda aos moradores locais e bons passeios aos visitantes. De barco, é possível conhecer os portos naturais da região e navegar através dos braços e canais do Itapicuru. Em alguns trechos, o manguezal se fecha formando túneis por onde circulam apenas pequenas canoas.

Siribinha_atracadouro

Atracadouro é local de embarque e desembarque para passeios. Foto: Marina Silva

 Siribinha_cavalo russo

Cavalo Russo é um dos passeios mais procurados. Foto: reprodução do livro Roteiros Ecoturísticos da Bahia

O passeio mais procurado é o que leva ao Cavalo Russo, uma duna de cerca de 30 metros de altura, onde o visitante se diverte escorregando pela areia branca e fina até mergulhar na água doce do rio. A excursão custa R$ 25, para duas pessoas. Quem quiser estender o passeio, pode caminhar pelas dunas até Cajueirinho, uma nascente de água doce que surge na raiz de um cajueiro.

 Caminhadas á beira mar

Siribinha_caminhadas

Pessoas atravessam o rio em barcos e lanchas. Os carros, em balsas maiores. Foto: Marina Silva

Para os que gostam de passeios na praia, pode-se atravessar o rio de barco e seguir em caminhada ou buggy pela areia dura e fina até Costa Azul, a 14km. Para os mais aventureiros, é possível chegar até Mangue Seco, que está a 42 quilômetros da Barra. Acorde cedo, passe o protetor solar e aproveite tudo que as praias da região podem oferecer!

Como chegar em Siribinha:

De Salvador, segue-se pela Estrada do Coco e Linha Verde (BA-099), até o município de Conde, a 180 km de Salvador. Daí será preciso percorrer mais 10 km até Sítio de Conde e seguir por uma via de terra sentido norte por mais 12 km até Siribinha. O caminho beira o mar e passa por belas paisagens de dunas, manguezais, lagoas e coqueirais. Mas atenção, por ser muito próxima à praia, a estrada é arenosa, mas permite passagem de carros pequenos.

Onde ficar em Siribinha:

Pousada Ondas do Mar

Siribinha

(71) 9955 3002 / 3380 4921 / (75) 3449 9007

 

Hotel Portal do Mar

Sítio do Conde

www.hotelportaldomar.com.br