Praias

TRANCOSO




Esta simpática vila fica no topo de um pequeno monte, com muitas praias, falésias, foz de rios e coqueiral, a 26 quilômetros de Porto Seguro. Trancoso nasceu de uma aldeia jesuíta do século XVI, na época conhecida como São João Batista dos Índios, e mantém-se até hoje como um dos últimos exemplares ainda conservados das primeiras povoações do Brasil.

Trancoso fica no alto de um outeiro, de onde se descortina um cenário de praias, falésias, foz de rios e coqueiral, a 26 quilômetros de Porto Seguro. A vila tem o traçado urbano típico dos jesuítas. A planta é um grande retângulo com a igreja de São João Batista em uma das cabeceiras e casinhas construídas em linha reta, baixas e grudadas uma nas outras, formando uma grande praça: o Quadrado, um sítio histórico dos mais valiosos dentro da Costa do Descobrimento.

A aldeia de São João Batista dos Índios, atual Trancoso, foi fundada com a finalidade de defender a aldeia dos contrabandistas de pau-brasil que chegavam pelo litoral. Passados mais de 500 anos a vila assiste hoje a chegada de turistas nacionais e estrangeiros, em busca de sol, mar, tranqüilidade e muita história. Trancoso combina elegância e simplicidade, no mais autêntico estilo rústico com sofisticação.

Trancoso

Trancoso oferece:

Matérias relacionadas de Trancoso

Dicas dos Viajantes

Fotos de Trancoso Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Trancoso ? Deixe seu Comentário
(8 Comentários enviados)

14/10/2014
Enviado por:
lesley
aluguel de casa
"gostaria de alugar uma casa no período 27/12/2014 a 04/01/2015 para 5 pessoas em trancoso ou em arraial"
4/1/2013
Enviado por:
andreia tavares
lugar único!!
"passei o reveillon em caraiva, apos uma caminhada de varios km partindo de cumuruxatiba ate chegar em trancoso. viagem unica e inesquecivel! os locais sao acolhedores e sim, o atendimento e lento... mas não esquecam: bahia e assim.. o tempo passa devagar!"
17/12/2012
Enviado por:
jenira
cocô de cavalo nas praias de trancoso
"adorei trancoso! pena que, tem cocô de cavalos nas praias !!aí fica nojento !!! queimou !!!"
30/9/2012
Enviado por:
suzy
praias
"favor informar distancia entre as praias de trancoso, fone das pousadas e como chegar até lá."
12/4/2012
Enviado por:
anarlete neco teixeira
o paraíso terrestre
"tenho q conhecer este lugar é uma maravilha e olha q só conheço por fotos rsrssrs."
5/4/2012
Enviado por:
luciano
d
"um lugar fantastico. uma coisa que não fiquei muito contente foi quanto ao atendimento na pousada que fiquei hospedado (aldeia das cores). nem parecia que estava na bahia. o baiano tem fama de povo acolhedor e hospitaleiro, a exceção eu conheci nesta pous"
16/11/2011
Enviado por:
taynna possidonio
reservas de quartos
"gostaria de saber quento esta adiaria para 4 casais e 7 solteiros para dia 12 de janeiro ate dia 17.o preço mais emconta,desde já obrigada"
12/11/2011
Enviado por:
josimara bertoldo
trancoso é um paraiso
"já estive em porto 7 vezes ,fiz todos os passeios,mas trancoso em particular é um paraíso com uma vista linda e águas calmas e mornas,para criança é ótima.vale a pena conhecer.e não se esqueça de filmar o passeio com a max produções,são nota 10."
Como Chegar em Trancoso

Exibir mapa ampliado

Trancoso está a 755Km de Salvador

Via Terrestre:
Acessando a BA - 001 pelo km 33 da BR- 367 que liga Eunápolis a Porto Seguro. A partir dessa BR, são 47km até Trancoso em estrada de asfalto, totalizando 80km, a partir de Eunápolis. Além de vans e ônibus que partem de Arraial d´ Ajuda para Trancoso.
Obs: No centro de Trancoso é proibida a circulação de veículos pesados, incluindo microônibus e ônibus de turismo.

Via marítima:
Chegando a Porto Seguro, pegar a balsa, com destino a Arraial d´Ajuda, que distancia á 24km de Trancoso, em estrada mista de terra e asfalto.

Publicidade


Praias - Trancoso

Praias - Trancoso

Fazer traking entre o Arraial da Ajuda e Trancoso é uma boa pedida para quem quer se deliciar em cada metro de praia no total de 12 quilômetros. A Lagoa Azul é o primeiro point do caminho, a um quilômetro da praia de Pitinga - ainda no Arraial. É muito procurada por causa da argila branca de propriedades medicinais existente no fundo da lagoa.

Em seguida vem Taípe, uma praia tranqüila, isolada por falésias de até 20 metros. O mar é aberto e batido com ondas altas, bom para pesca de arremesso. Por ser deserta, Taípe é uma praia procurada por nudistas e tartarugas em época de desova. Barracas dão apoio com serviço de bar e restaurante self-service, banheiros e estacionamento. Esta praia tem acesso para automóvel antes da ponte sobre o rio Taípe, a 12 quilômetros do Arraial.

Rio da Barra é outra área deslumbrante no caminho de Trancoso. Do lado direito, o rio da Barra mostra uma paisagem de manguezal, uma grande extensão de praia plana e coqueiral muito verde. Antes da Barra, o rio forma uma enseada muito procurada por quem gosta de banho em águas tranqüilas. Do outro lado as praias avançam contra as falésias.

Nativos, Coqueiros, Rio Verde, Itapororoca e Espelho das Maravilhas são, na seqüência, as praias do litoral sul de Trancoso. As praias do Nativos e do Coqueiros, circundam o outeiro onde está o vilarejo. Ambas estão protegidas pelo rio Trancoso e por um extenso manguesal que impede a passagem de automóveis. Nelas também está a maior concentração de barracas de praia. Areias douradas e finas e um mar cor de esmeralda são características destas praias.

A praia do Rio Verde é de mar aberto, ondas pequenas e declive acentuado. Nas proximidades o rio Verde forma uma lagoa, a cerca de 50 metros da praia, ótima para o banho doce. Itapororoca, a mais distante da vila, é muito procurada pelos adeptos do nudismo. Os recifes formam uma grande piscina com banho de mar calmo e sem ondas

Voltar Trancoso oferece

SABOR E ARTE - Trancoso

No final da tarde, todos os caminhos levam ao Quadrado. Uma gente bronzeada e maravilhosa circula entre as casinhas do sítio histórico, multicoloridas e convidativas. São lanchonetes, sorveterias e pequenos restaurantes rústicos e chiquérrimos. Não se espante se de repente você encontrar a superstar Gal Costa passeando descontraidamente com seus belos cachorros rott-weiller. Entre a igreja de São João e o cemitério está o mirante de onde se tem uma das mais belas vistas do litoral de Trancoso.

Comer bem é outro atrativo da região. Para quem deseja restaurantes mais sofisticados vai encontrar novidades jamais experimentadas. Quem já ouviu falar em pratos como camarão flambado na vodka com abacaxi e manjericão, peixe recheado com camarão e catupiri e creme de espinafre, e ainda o peixe recheado com nozes e manjericão? Mesmo quem nunca provou acaba caindo na tentação. Basta passar por um desses restaurantes, sempre aconchegantes e intimistas, e sentir o cheiro agradável de tempero que sai de sua porta, para não resistir.

Além da qualidade Trancoso abriga um extenso leque de opções no quesito culinária. Deu vontade de comida italiana? Lá você encontra. Prefere um japonês? Está no lugar certo. Ou é melhor um tempero tipicamente baiano? Com certeza esse não iria faltar. Com tantos lugares para ir, basta aliar o seu gosto com o seu bolso. O difícil vai ser decidir uma, dentre tantas outras alternativas.

Para quem quiser comer bem e barato as opções ficam por conta de lanchonetes, pratos feitos e restaurantes que servem comidas caseiras, geralmente localizados no Quadrado. E para começar o dia bem disposto existem locais que oferecem um café da manhã gostoso e bem acessível. Isso ocorre, geralmente, com pousadas e chalés, durante a alta estação. A procura, para quem não sabe, é alta, pois no período de fluxo intenso, muitos turistas alugam casas durante sua estadia, e ficam sem um ponto fixo para café da manhã.

Voltar Trancoso oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: J.Freitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia