Praias

TRINDADE



Pertencente ao município de Paraty, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, Trindade é hoje voltada ao turismo. Há campings, pousadas, lojinhas de artesanato, restaurantes e bares até bem estruturados para o tamanho do lugar. É que além das belas praias, Trindade se resume a uma única rua principal e poucas vielas onde ficam as pousadas mais silenciosas. Está aí o seu charme. Mesmo com o passar dos anos, a vila se manteve rústica, aprovada por inúmeros turistas que apreciam um jeito mais despojado e simples de viver.

Tão simples que, uma recomendação importante é levar dinheiro vivo para pagar as contas, pois na vila não há agências bancárias, nem caixas eletrônicos, e não são todos os estabelecimentos que aceitam cartão. Lembre-se também de que nesta época do ano é preciso reservar a pousada com antecedência para não correr o risco de ter que dormir em alguma praia, já que na alta temporada tudo fica lotado por lá.


Trindade oferece:

Matérias relacionadas de Trindade

Dicas dos Viajantes

Fotos de Trindade Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho
  • trindade/rj
  • trindade/rj
  • trindade/rj
  • trindade/rj

Já conhece Trindade ? Deixe seu Comentário
(0 Comentários enviados)

Como Chegar em Trindade


O melhor caminho para os paulistas é seguir pela via Dutra ou Carvalho Pinto até São José dos Campos. Depois descer a serra da rodovia dos Tamoios que desemboca em Caraguatatuba e dirigir pela bela Rio-Santos no sentido de Paraty por cerca de 100 quilômetros até avistar a placa de Trindade, que fica praticamente na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, sendo o primeiro ponto do litoral carioca para aqueles que vêm do sul. Também dá para ir pela serra de Taubaté e já desembocar em Ubatuba. Economiza-se cerca de 20 km, mas a serra é mais perigosa e sinuosa do que a Tamoios, exigindo muito dos freios.

Ao entrar em Trindade, toda a canseira de quase quatro horas de viagem é esquecida com o visual que se tem já da praia do Cepilho, que fica logo na entrada da vila, na beira da estrada.

Publicidade



Praias - Trindade

Para conhecer todos os cartões postais de Trindade não é necessário ficar muitos dias, mas é legal permanecer por um período maior para realmente curtir e vivenciar a região. As praias mais acessíveis são a do Rancho e a do Meio. As duas têm mar calmo e as amendoeiras da orla proporcionam sombra farta, mas, na alta temporada, dependendo do horário, fica difícil achar um cantinho. O jeito, então, é se abrigar nos guarda-sóis dos quiosques onde se pode comer um peixinho fresco ou porções de camarão. Na praia do Meio, há também a opção de se banhar no rio que passa pela vila e desemboca por lá.

Mais sossegada é a praia do Cachadaço, considerada por muitos a melhor e mais bonita de Trindade. Para acessá-la é preciso fazer uma trilha de 15 minutinhos, em média, em um pequeno morro que separa o Cachadaço da praia do Meio. O percurso é bem fácil, mas quem preferir pode ir de barco. Lá o mar já é mais agitado e não há quiosques, apenas um bar escondido entre as amendoeiras e o rio, e que, geralmente, só abre na alta temporada. Caminhando-se por ela, chega-se ao destino mais famoso de Trindade: a piscina natural do Cachadaço de água cristalina cercada por grandes pedras. O problema é que o lugar costuma ficar muito cheio, por isso é melhor fazer o passeio logo cedinho. Quem quiser pode levar óculos de mergulho para visualizar melhor algumas espécies marinhas que habitam por lá ou, simplesmente, curtir o local que tem formações de pedra bem interessantes. Pode-se ir a pé ou de barco, partindo da praia do Meio.

Voltar Trindade oferece
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia