Praias

Ubatuba

Praia da Fazenda é uma das 10 mais bonitas do Brasil

Raquel Santos - 27/4/2009

praia da fazenda 1_ubatuba

Praia da Fazenda está entre as mais bonitas do Brasil / Adriane Ciluzzo

A praia da Fazenda, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, é uma das 10 mais bonitas do Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo jornal inglês "The Guardian", na primeira quinzena de abril. A escolha foi feita por jornalistas e profissionais ligados ao turismo no exterior e no nosso País.

Localizada na região norte da cidade, a praia da Fazenda sedia o núcleo administrativo do PESM (Parque Estadual da Serra do Mar). Extensa, com cerca de 3,5 km, tem mar calmo formando um lugar pitoresco entre rios, mar, manguezal e a vegetação de restinga. Tanta beleza já chamou a atenção de diretores que a escolheram como cenário de filmagens como as minisséries "A Muralha", "A Casa das Sete Mulheres", ambas da rede Globo e do episódio infantil "Ilha Ratimbum", da TV Cultura.

Por estar em área de proteção ambiental, não existe comércio. Para passar o dia na praia da Fazenda é recomendável levar lanches, bebidas, repelente de insetos e outros objetos de uso pessoal. Também não há hospedagens por lá e o acampamento só é permitido no único camping da região. Para oferecer um pouco de conforto aos turistas, a sede do núcleo do PESM dispõe de estacionamento com duchas, que fica a poucos metros da entrada da praia.

praia da fazenda_foz do rio

Foz do Rio da Fazenda / Adriane Ciluzzo

As melhores dicas para quem deseja entrar em contato com a natureza ímpar desta orla são os passeios de bote e trilhas. O trajeto de bote, que origina-se na hospedaria do PESM, tem duração de uma hora e permite aos visitantes conhecer, por exemplo, várias espécies de aves como os biguás, guaxos, martim-pescadores, garças e maçaricos. A aventura termina no encontro dos rios Fazenda e Picinguaba, entre as praias da Fazenda e das Bicas, com retorno em caminhada.

As trilhas também são sucesso entre os desbravadores. Ao lado direito da praia, está a trilha do Picadão com 2h30 de duração explorando as áreas de restinga e mangue. A do Jatobá, com duração de 3h, entre ida e volta, começa no Sertão da Fazenda (Casa da Farinha), embrenhando-se em trechos de mata úmida com cerca de mil metros de encosta, chegando ao poço do Rio da Fazenda. A trilha da Rasa, 4h entre ida e volta, é um prolongamento da trilha do Jatobá. Realizada com grupos que já têm preparo de caminhada, o percurso acompanha o Rio Fazenda, com direito a um inesquecível mergulho em meio da Mata Atlântica ao final do trajeto.

Para os que já têm experiência no trekking, o fascínio fica por conta da trilha do Corisco que segue as trilhas Jatobá e Rasa até o Parque Nacional da Bocaina, em Paraty-RJ, com duração de 9h de ida. Outra opção é a trilha que leva à praia Brava da Almada e Almada. O passeio inicia-se ao lado direito da praia da Fazenda, no canto da Paciência, com duração aproximada de 3h. No percurso, há costeiras acompanhadas pela vista do Atlântico. Nas praias Brava da Almada e Almada, encontra-se um pequeno povoado caiçara com estrutura de bares e agradáveis restaurantes rústicos.

A Casa da Farinha

No Sertão da Fazenda, vale a visita à Casa da Farinha, que batizou a praia que leva seu nome. Sua importância histórica deve-se ao Sr. Firmino Joaquim Ferreira Veiga que, em 1885, comprou as terras e construiu um engenho de cana e um moinho de fubá com refinado maquinário importado da Inglaterra criando uma colônia de 45 famílias italianas. Hoje, abriga os caiçaras que recebem os turistas aos quais vendem farinha caseira, antes confeccionada no engenho.

Serviço

Como chegar na Praia da Fazenda

O acesso é feito por via secundária que parte da rodovia BR 101. No Km 8, à direita há uma placa indicativa que mostra a Sede Administrativa do Parque Estadual da Serra do Mar, uma área de 47 mil ha protegidos que representam aproximadamente 80% do município de Ubatuba. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, este é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros, tais como praias, mangues, costões rochosos e mata de restinga.

Passeios

As trilhas, passeios de bote e outras programações oferecidas, especialmente para grupos organizados, devem ser agendados no Centro de Visitantes ou por telefone/ fax (12) 3832 9062. O Centro fica aberto diariamente das 9h às 17h

www.ubatuba.com.br/pesm/index.htm

Conheça Ubatuba no Guia do Litoral Confira algumas publicações sobre Ubatuba no Guia do Litoral Onda pra todos os gostos...UBATUBA: A capital do surf paulista Surf - Saiba porque Ubatuba é considerada a capital brasileira do esporte Confira opções de hospedagem em Ubatuba Pousada Portal da Palmeira www.portaldapalmeira.com.br tel (12)3832-6600 Capitanias Village Hotel www.hotelcapitanias.com.br tel (12)3843-1096 Pousada Casa na Praia www.pousadacasanapraia.com.br tel (12)3913-6603 Veja mais em hotéis e pousadas em Ubatuba