Praias

VERA CRUZ




Vera Cruz possui 40km de praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes, na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contra-costa.

O cenário é perfeito para quem gosta de curtir a natureza. Para os que procuram aventura, esportes náuticos e pára-quedismo, a região parece ter sido feita sob medida.

Mar Grande é o point mais freqüentado pelos jovens, especialmente durante o verão, e oferece um grande número de hotéis, pousadas, bares e restaurantes típicos.

A biodiversidade dos ecossistemas, como manguezais, restingas e Mata Atlântica, assim como a flora e a fauna marinha, tem despertado o interesse de especialistas das mais diversas áreas, resultando na criação de duas unidades de conservação municipais: o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife das Pinaúnas.

Vera Cruz oferece:


Dicas dos Viajantes

Fotos de Vera Cruz Envie sua foto Praia | Surf | Mergulho

Já conhece Vera Cruz ? Deixe seu Comentário
(4 Comentários enviados)

21/10/2015
Enviado por:
keisy
procurando casa para temporada
"bom dia!já tive em mar grande um vez, amei!!! gostaria muito de ir agora no mês de janeiro, mas não consigo encontrar casa para alugar."
18/1/2012
Enviado por:
urbano souza cerqueira
kilometragem das ilhas
"por favor, por gentileza, gostaria de saber encarecidamente as kilometragem de todas as partindo de carro de bom despacho. muito obrigado"
30/10/2011
Enviado por:
sergio alberto dos santos silva
540731
"muitobonita e maravilhosa"
30/10/2011
Enviado por:
sergio alberto dos santos silva
540731
"muitobonita e maravilhosa"
Como Chegar em Vera Cruz

Exibir mapa ampliado

Está a 278km de Salvador.

Via Terrestre e Marítima
A ilha fica a 45 minutos de Salvador (12 milhas náuticas) com acesso facilitado por sua integração ao sistema ferry-boat (71) 3254-1020 e Catamarã, que liga os Terminais de São Joaquim, em Salvador, a Bom Despacho, em Itaparica.

Há, também, a opção de chegar através de lanchas, que saem do Centro Náutico da Bahia para Mar Grande.

No Terminal de Bom Despacho, existe Kombi lotação e ônibus, que interligam as diversas localidades da Ilha.

Para maiores informações sobre as condições das estradas acesse o site do DNIT.

Via Aérea
O Aeroclube da Bahia, em Itaparica, tem capacidade para receber aviões de porte médio, tipo Fokker-50, Bandeirantes e Brasília.

Publicidade



Praias - Vera Cruz

Mar grande:
Cidade/sede da Ilha de Itaparica, Mar Grande, quando o assunto é praia, se divide entre as duas enseadas de águas mornas e tranqüilas de sua orla. O local apresenta excelentes condições para banho e prática de esportes náuticos, oferecendo também boas barracas de praia, especializadas em pratos típicos. Sua infra-estrutura ainda inclui um bom numero de bares, restaurantes e pousadas. Nas noites de verão, Mar Grande transforma-se num point de muitos jovens.

Penha:
Pequena enseada de águas mornas e tranqüilas, ideais para banhos em família ou mergulho de baixa profundidade. Em sua parte norte, porém, o quebra-mar apresenta uma falha, permitindo que boas ondas penetrem para deleite dos surfistas. As areias, margeadas por coqueiros, não apresentam as tradicionais barracas do litoral baiano. A paisagem local se completa com as grandes casas de veraneio, já que as areias são contornadas pelo maior condomínio de luxo da ilha.

Conceição, Barra do Gil e Barra do Pote:
Praias vizinhas e de características parecidas. Estão entre as mais habitadas de toda a ilha, contando com supermercados, farmácias e um bom comércio. Na praia, um extenso quebra mar repele a força das águas, tornando o mar próprio para o banho durante todas as fases da maré. Para um programa em família é ideal, já que as areias extensas são boas para a prática de esportes e na água, durante a vazante, aparecem piscinas naturais bem quentinhas para deleite das crianças.

Tairú:
À beira de um vilarejo e de alguns condomínios, está situado esse pequeno pedaço do paraíso. As areias são límpidas e extensas, ideais para o beach soccer e frescobol. O traço mais marcante em Tairú são as piscinas naturais de água quente, que proporcionam deliciosos banhos em meio a peixes multicoloridos. Durante a vazante, as crianças podem brincar sossegadas, enquanto que os casais, podem procurar as piscinas mais distantes da costa para viver momentos mágicos. Nas areias, inúmeras barracas especializadas, preparam deliciosos petiscos do mar, pescados ali mesmo. Oferece boa infra-estrutura turística, embora o lugar seja bom para o camping selvagem.

Berlinque e Aratuba:
Praias vizinhas, situadas no sul da Ilha de Itaparica. O mar, durante a maré baixa, apresenta um extenso tapete de arrecifes, perfeitos para o mergulho de baixa profundidade. Berlinque é melhor para banho, já que suas águas apresentam-se mornas e calmas em qualquer período das marés. Já à noite, Aratuba transforma-se no grande point da Ilha, promovendo um verdadeiro carnaval a céu aberto, com barracas de drinks, música e muitos jovens. Ambas possuem cabanas que oferecem pratos típicos e banho de água doce.

Cacha-Pregos:
Praia urbana situada no extremo sul da ilha, que apresenta uma das noites mais movimentadas. São inúmeros bares, baianas de acarajé e festas no largo, que promovem total animação para os visitantes. De mar aberto, apresenta além de boas condições para banho, uma excelente piscosidade, com ocorrência de espécies como o bagre e a cavala.

Voltar Vera Cruz oferece
Crédito: Fonte: Bahiatursa / Fotos: Jfreitas * arquivo Bahiatursa
Gostou? Então veja mais de 100 PRAIAS neste Guia